O ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, que administrou a cidade entre 2005 e 2012, esteve na manhã desta quarta-feira (23) visitando o prefeito de Campo Verde, Fábio Schroeter, em seu gabinete.

Durante a visita, Barros, que estava acompanhado pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, José Carlos Valêncio, falou sobre sua experiência como gestor de uma das importantes cidades do Paraná.

Durante os 8 anos em que esteve à frente do Poder Executivo maringaense, Barros desenvolveu políticas públicas e projetos considerados inovadores e que proporcionaram melhorias na qualidade de vida da população.

Silvio Barros destacou o planejamento urbano de Campo Verde e o desejo do prefeito Fábio Schroeter em administrar a cidade de maneira compromissada com a coletividade, com os resultados e com a eficiência dos serviços que são prestados à população. “Analisar essas coisas com enfoque de quem passa pelo setor privado faz muita diferença”, disse ele, referindo-se ao fato de que Schroeter atuava como empresário antes de ser eleito prefeito.

Para Barros, o encontro com o prefeito Fábio Schroeter foi proveitoso e poderá trazer benefícios para o Município. “Os cuidados que a gente tem que ter, obviamente, na gestão pública, as experiências de quem já fez coisas interessantes, essa troca de informações é que eu acho que foi muita rica aqui com o prefeito”, disse.

Na visão do ex-prefeito de Maringá, que logo mais à noite ministrará palestra no salão de festas do Condomínio Buritis Prime sobre o tema “Como será sua cidade daqui a 20 anos? O papel da sociedade no desenho do futuro”, a participação da comunidade no desenvolvimento e na organização de um município é fundamental.

“Infelizmente não está no DNA do setor público pensar a longo prazo, porque o setor público vive quatro em quatro anos. E quem está na cidade, que pretende ficar na cidade, tem a responsabilidade de fazer esse pensamento e junto com a prefeitura, implantá-lo, colocá-lo em prática”, disse.

Para isso, Barros lembra que o planejamento das ações é fundamental. “Quem não sabe para onde está indo, não vai chegar”, alertou o ex-prefeito. “Se a cidade não souber em que direção ela quer caminhar, dificilmente vai alcançar um objetivo. A cada quatro anos muda de rumo e isso é muito ruim para a sociedade, para a comunidade, para quem vive na cidade. Então essa parceria entre a sociedade civil organizada e a Prefeitura, pode produzir excelentes resultados”, completou.

Barros lembrou que essa interação entre o Poder Público e a comunidade, que, segundo ele, começou a ser feita em Maringá há 20 anos atrás, permitiu que este ano a cidade fosse considerada a melhor do Brasil para se viver.

O prefeito Fábio Schroeter também destacou a importância da troca de conhecimento proporcionada pelo encontro da manhã de hoje. “A gente sempre aprende com as experiências de quem já ocupou o cargo de prefeito e tenho certeza que o conhecimento dele vai contribuir com a nossa gestão”, disse Schroeter. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Gabinete