Isabella Ribeiro Figueiredo Vieira, palestrante

A Vigilância Sanitária de Campo Verde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última terça-feira (25), o “1º Encontro Vigilante (Visa)”, que contou com palestras ministradas por profissionais das áreas de alimentos e sanitária.

Os temas enfocados pelos palestrantes foram voltados à qualidade da carne e de outros alimentos. O professor do IFMT, tecnólogo em alimentos e mestre em Ciência Animal Jorge Luis da Silva, falou sobre segurança alimentar com foco na qualidade do produto.

Silva destacou em sua palestra a importância dos cuidados com o abate e transporte dos animais; o armazenamento e a comercialização da carne. Segundo ele, os cuidados com esse tipo de alimento estão sendo mais exigidos pelos consumidores – que buscam produtos de qualidade – e pela Vigilância Sanitária.

Coordenadora da Vigilância Sanitária de Campo Verde, Viviane Borges Geraldino Aguiar destacou que a realização do 1º Encontro Vigilante (Visa) foi pensado de forma a beneficiar a comunidade como um todo. “Nosso objetivo é melhorar a saúde da população”, disse.

A secretária municipal de Saúde Cleonice Drum Schenkel, que também participou do evento, frisou que as palestras agregaram mais conhecimento ao trabalho dos agentes da Vigilância Sanitária e aos comerciantes. Ela lembrou que a Visa é um órgão que atua no sentido de melhor a qualidade de vida das pessoas. “Ela é companheira, pois na verdade, está contribuindo para a saúde da população.

Além do professor Jorge Luiz da Silva, ministraram palestra a professora e coordenadora do curso superior de Tecnologia em Alimentos, Isabella Ribeiro de Figueiredo Vieira, que abordou o tema “Profissional da Alimentação e Qualidade na Alimentação”, e o engenheiro sanitarista da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Rubens Anunciação Júnior, que falou sobre os temas “Risco de doenças transmitidas por carnes sem registros” e “Regularização de Empreendimentos”.

O 1º Encontro Vigilante (Visa) foi realizado no Auditório da Associação Empresarial e Comercial de Campo Verde e contou com a presença de cerca de 50 comerciantes e empresários que atuam no setor de alimentos de origem animal. O vereador Silvio Eventos também esteve presente. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)