Durante a inauguração da Agroindústria de Processamentos de Vegetais “Dileta Cocco Montagner” na manhã desta sexta-feira (12) no Distrito Industrial II, o prefeito Fábio Schroeter destacou o apoio que a administração municipal tem dado à agricultura familiar e os avanços do segmento nos últimos anos.

O prefeito lembrou que o mercado exige cada vez mais produtos de qualidade e que a agroindústria, que foi construída e equipada com recursos do Município e do Governo Federal, representa um grande ganho aos pequenos produtores rurais que atuam na agricultura familiar.

No local, os produtores podem lavar, cortar e embalar os produtos, conseguindo agregar maior valor à produção. “Sem dúvida que essa agroindústria representa um grande ganho para os pequenos produtores”, disse o prefeito.

Fábio lembrou ainda que o Município investiu também na melhoria da fábrica de polpa de frutas do Assentamento Taperinha. Além da reforma e ampliação do prédio, o Município adquiriu uma nova despolpadora com maior capacidade de produção, compressor de ar e empacotadora.

De acordo com os números da Prefeitura de Campo Verde, o prefeito acerta quando diz que os investimentos fortalecem a agricultura familiar. Em 2017, o Município adquiriu apenas R$ 51 mil dos pequenos produtores para a merenda escolar. Em 2018, o valor comprado saltou para R$ 313 mil.

Irrigação – Na manhã de hoje, também durante a inauguração da Agroindústria de Processamento de Frutas e Vegetais, foram entregues 50 kits de irrigação para agricultores familiares.

Os kits foram repassados pelo Governo do Estado e, de acordo com o prefeito Fábio Schroeter, vão permitir que mesmo durante o período de seca os agricultores familiares possam produzir e aproveitar o melhor preço ofertado pelos produtos em razão da pouca oferta ocasionada pela estiagem.

Homenagem – Homenageada com seu nome na Agroindústria de Processamento de Frutas e Vegetais, Dileta Cocco Montagner, matriarca de uma das mais tradicionais famílias de Campo Verde, veio do Rio Grande do Sul para o Mato Grosso em 1979. Mãe do vereador Pedro Paulo Montagner, conhecido como Pedro Cambará, dona dileta nasceu em 3 de junho de 1927 e faleceu em 6 de março de 2013.

Presenças – Participaram da cerimônia de inauguração da Agroindústria, os vereadores Cícero Alves dos Santos, Nei do Dom Osório, Silvio Eventos, Kleberson Almeida e o presidente da Câmara, Solivan Fonseca.

Também marcaram presença o secretário de Administração Gilmar Prati, o chefe de Gabinete Aparecido Rudnick, o secretário de Saúde, Altair Timóteo de Araújo, o secretário de Obras e Viação Fabiano Teruel, o secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente Gessy Matheus Ventura, a secretária de Finanças Leila Silvia Camilo, a secretária de Fazenda Patrícia Alves da Silva, o secretário de Esportes e Lazer Marcelo Coité e o secretário de Habitação Juscelino Neves dos Santos.