pepino1O Assentamento Dom Ozório foi o último criado pelo INCRA em Campo Verde e conta com 540 lotes, onde são cultivados diversos tipos de cultura, criado gado de leite, suínos e frangos semicaipira. Agora, uma nova alternativa surge como forma de diversificação para os assentados: o cultivo de pepino para conserva.

De acordo com Lindinalva Jordão, um grupo de agricultores familiares do Assentamento está apostando no cultivo do pepino. “Nós começamos o projeto como experiência, então nós começamos com dez famílias. E esta semana nós já estamos dobrando”, informou. “Porque a nossa perspectiva é de ter de cinco a seis mil quilos dia aqui no nosso assentamento”, completou.

Mesmo sendo cultivado em pequenas áreas, a produtividade das lavouras pode garantir um bom retorno financeiro aos produtores. E a expectativa de renda, segundo ela, que também investindo na atividade, é boa. “Nós estamos fazendo uma distribuição para que cada família tenha por mês seus R$ 4 mil”, previu. “Aí é tudo. É o céu pra nós. É uma nova vida. Se Deus quiser – e ele quer”, disse.

Toda a produção, de acordo com Lindinalva, já tem destino certo: será entregue para uma indústria de conservas instalada na Agrovila João Ponce de Arruda. A previsão, segundo ela, é de que nos próximos dias seja iniciada a primeira colheita.

Na última sexta-feira (23), o prefeito Fábio Schroeter visitou algumas propriedades onde está sendo cultivado pepino. O aspecto das lavouras e a possibilidade de um boa colheita deixaram ele animado.

Segundo Fábio, a iniciativa dos pequenos produtores em investir na atividade, é a confirmação de que a agricultura familiar em Campo Verde tem participação importante na economia e está dando certo no município. “Isso é mais que comprovado que dá um grande resultado”, disse ele.

Para o prefeito, a nova atividade representa o fortalecimento do Assentamento Dom Ozório. “As pessoas estão adquirindo mais conhecimento, mais condições de começar a tirar um proveito maior, um proveito melhor da propriedade”, observou. “Isso aqui é um exemplo bem claro disso”, completou, referindo-se ao plantio do pepino.

Com o início do cultivo de produtos como o pepino, o plantio de soja, que até então tem sido uma das mais importantes fonte de renda dos assentados, tende a se extinguir e dar lugar a outras culturas que, conforme frisou Fábio Schroeter, proporcionam melhor rendimento para os produtores. “É claro que também para isso precisa de recursos e, até onde a gente está entendendo, dentro em breve os assentados aqui do Dom Ozório vão conseguir ter acesso a esses recursos”, observou.

O prefeito ressaltou que, a partir do momento em que as famílias passarem a acessar os créditos oficiais, como Pronaf e outros, o Assentamento Dom Ozório vivera uma grande transformação. “Sem sombra de dúvidas”, frisou. “Então a gente fica muito contente em ver iniciativas como essa aqui. E o Município, através da Secretaria de Agricultura, tem dado todo apoio, inclusive com assistência técnica, para que os produtores possam ter condições de produzir cada vez mais”, observou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)