A Secretaria de Trabalho, órgão vinculado ao Ministério da Economia, está reduzindo a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social física. De acordo com um comunicado distribuído à todas as Agências do Trabalhador e Postos da Secretaria de Trabalho de Mato Grosso, o documento será emitido preferencialmente por meio eletrônico.

A CTPS digital, que tem a mesma validade da impressa, vai facilitar para o trabalhador, que não precisará mais ir até uma Agência ou Posto da Secretaria de Trabalho para solicitar o documento.

O pedido poderá ser feito através do link https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital, onde o solicitante preencherá um cadastro com uma série de informações necessárias; ou por meio de aplicativo para celular disponível para os sistemas iOS e Android.

Conforme ofício enviado às Agências da Secretaria de Trabalho, desde o dia 10 de janeiro o atendimento à solicitação física da CTPS foi substituído pelo atendimento de orientação ao solicitante.

Com a digitalização, explicou Keila Lutke, chefe da Agência do Trabalho em Campo Verde, as informações contidas na Carteira de Trabalho poderão ser acessadas pelo número do CPF do trabalhador. “As mudanças foram realizadas para que a emissão de carteira de trabalho ocorra com o mínimo de burocracia e custos para sociedade, e mantendo suas atribuições essências para o acompanhamento das obrigações trabalhistas”, destacou.

Categorias: noticias

Sobre o autor