O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde, e realizou na última segunda-feira (16) uma ação voltada à saúde mental no PSF do Assentamento Dom Osório, que envolveu servidores e moradores da comunidade.

Chamada de matriciamento, a ação consistiu no acompanhamento das equipes de atenção básica pelo CAPS com palestra sobre o “Setembro Amarelo” e a prevenção do suicídio e valorização da vida, realizada na sala de espera da Unidade de Saúde. “Também realizamos o acolhimento de pacientes que estavam [em estado] mais agravado e que ainda não faziam o tratamento na área de saúde mental ou álcool e drogas”, informou.

Ainda de acordo com Orivaldo Sales, foi feito uma capacitação da equipe – médico, dentista e outros profissionais com as agentes comunitárias de saúde da Unidade. “Esse matriciamento é uma das metas que temos que cumprir no sentido de poder dar suporte às equipes de atenção básica, até para esclarecer um pouco do fluxo, para compreender que nem todo paciente do CAPS, nem todo tipo de transtorno é assunto do CAPS”, explicou.

Segundo o psicólogo, somente os casos graves e persistentes são acolhidos pelo CAPS. “Os demais casos são encaminhados para a Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR) ou para o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

O matriciamento, conforme explicou Sales, será permanente e realizado em todas as unidades de saúde da família do município. “Nós iniciamos com o São Miguel e agora no Dom Osório. A gente percebe que no Dom Osório tem uma demanda reprimida e bem importante, que a gente pretende dar um pouco mais de atenção. É parte inclusive de uma orientação do nosso secretário de saúde e do nosso prefeito Fábio”, disse.

“Nessa ida ao Assentamento Dom Osório, nós tivemos a percepção que muita gente estava em sofrimento, mas que não tinha buscado recursos ou alternativas, as vezes por falta de conhecimento. Foi um momento em que a gente pode levantar um pouco da demanda e poder atuar de maneira mais preventiva”, disse Sales.