Campo Verde recebeu nesta quarta-feira (20/1), as primeiras 318 doses da vacina imunizante contra o novo coronavírus. A entrega oficial aconteceu na sede da Vigilância em Saúde por volta das 11:20h da manhã e foi recebida pela vice-prefeita Edna Queiroz, a gerente da vigilância em saúde Patrícia Alcântara e por demais profissionais da vigilância.
O primeiro lote foi entregue pelo Escritório Regional de Saúde em Rondonópolis e transportado por um veículo da secretaria municipal de saúde. O transporte durou pouco menos de 2 horas e contou com escolta da Polícia Militar, até a chegada em Campo Verde.

“O assunto do dia é esperança. Estamos muito felizes com a chegada dessas primeiras doses. Sabemos que o número é pequeno, mas isso representa uma grande esperança para a nossa população. Agradeço ao Ministério da Saúde e ao Governo do Estado pela proatividade, por nos entregar rapidamente essas doses”, agradeceu a vice-prefeita.

Edna salientou ainda, que a população deve ter um pouco de paciência, pois a chegada da vacina ocorrerá aos poucos e não deve ser motivo para que a população abandone ou diminua as medidas de segurança. “A vacina é uma arma a mais que teremos nesse combate. Não devemos deixar de lado os cuidados como o uso da máscara, do álcool gel e também os cuidados com o distanciamento social. Quanto mais armas tivermos, tão logo venceremos essa guerra” completou Edna.

Grupos prioritários e início da vacinação
Os primeiros a receber as vacinas são os idosos que vivem em asilos, indígenas e profissionais de saúde da linha de frente do combate à covid-19. Como não há asilos e aldeias no município, o primeiro grupo a receber a imunização passa a ser o dos profissionais de saúde.

De acordo com a gerente de vigilância em saúde Patrícia Alcântara, a imunização terá início já na próxima sexta-feira (22/1). “Os profissionais estarão recebendo agora a primeira dose da vacina e o governo do estado já nos garantiu, que nos próximos dias, a segunda dose já esteja disponível para completar a imunização destes mesmos profissionais”, informou Patrícia.

Ao todo Campo Verde deve receber nessa primeira etapa, cerca de 636 unidades da vacina, contando primeira e segunda dose. A primeira remessa deve contemplar 64% dos 500 profissionais que atuam na linha de frente.

A secretaria informou ainda que a imunização acontecerá de forma itinerante e os demais grupos prioritários serão vacinados conforme o Plano Municipal de Imunização e as respectivas estratégias serão divulgadas após a chegada das doses necessárias.