Autoridades que estiveram presente ao ato de confirmação dos cursos em Campo Verde

A Diretora Geral da Faculdade de Ciências e Tecnologia (Fascitec), com sede em Cuiabá, Tânia Ignotti Faiad, confirmou na manhã de hoje (18) a implantação dos cursos presenciais de Direito e Tecnologia em Gestão em Agronegócio em Campo Verde.

A confirmação foi feita durante reunião com o prefeito Fábio Schroeter e que contou com a presença de vereadores, representantes da OAB e do Sindicato Rural. As aulas, segundo ela, estão previstas para serem iniciadas no primeiro semestre de 2020.

De acordo com Tânia, a vocação econômica, com destaque para a produção agropecuária, e o crescimento de Campo Verde foram fatores fundamentais na escolha do município para a implantação dos cursos. “Nós fizemos uma pesquisa regional e gostamos muito da cidade. Nós percebemos que Campo Verde tem um grande potencial econômico importante para o desenvolvimento do estado”, informou.

O índice de desemprego no município, que tem sido um dos menores em Mato Grosso nos últimos três anos, também contribuiu para a escolha. “Se é uma cidade que tem um número tão pequeno de desemprego, as pessoas precisam de qualificação. Isso é certo! E uma cidade que cresce cheia de jovens, crianças, ela tem um grande potencial e precisa desse desenvolvimento educacional”, pontuou.

DE acordo com Tânia Ignotti, o projeto da Fascitec para Campo Verde prevê a instalação de mais cursos. “O nosso projeto é muito maior. A partir do momento em que nós começarmos, nós podemos já ir requerendo junto ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) novos cursos. E eu tenho certeza que aqui será uma universidade. A partir de dez cursos já é considerada uma Universidade”, informou.

Para o prefeito Fábio Schroeter, a vinda de mais uma faculdade demonstra o crescimento de Campo Verde e vai facilitar para os estudantes que buscam cursos de graduação em Direito ou em Gestão em Agronegócio em outras cidades. A estimativa é que entre 300 e 400 acadêmicos se desloquem todos os dias para cidades como Primavera do Leste e Cuiabá para estudar.

“É um ganho imenso – é um curso de Direito e presencial, então é muito bom. E o curso de Gestão em Agronegócio – a nossa cidade respira o agronegócio, vive disso, então, imagina a gente ter um curso aqui! Já temos o curso de agronomia do Instituto Federal e agora com a gestão em agronegócio, é um ganho muito grande também”, destacou o prefeito. “A gente agradece e parabeniza a doutora Tânia por acreditar em Campo Verde e trazer esse conforto, essa oportunidade para nós campo-verdenses”, ressaltou Fábio.

Presidente do Sindicato Rural de Campo Verde, Gladir Tomazelli também destacou o ganho que a Fascitec trará para o município especialmente no campo do agronegócio. “Não tenho dúvida que será algo muito importante. Vai nos ajudar a desenvolver ainda mais o nosso município porque quando se tem aptidão regional como a nossa e quando se tem a oportunidade do avanço cultural, do conhecimento no próprio negócio, eu não tenho dúvida que ele se desenvolve. A vinda da faculdade para cá é sem dúvida um grande passo para o avanço ainda maior, para o desenvolvimento do nosso município”, disse.

Representante da OAB, a advogada Mauritânia Santos Bauermeister destacou também que, a vinda da Fascitec além de favorecer quem pretende fazer um curso de graduação, vai incrementar a economia local. “Toda a cidade vai ser fomentada. Isso é muito bom. Os cursos de Direito são considerados de excelência, então, para nós é muito orgulho ter agora uma faculdade presencial”, disse.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura Andréa Schroeter a criação de dois cursos de graduação presenciais representa um avanço para o ensino local e uma grande vantagem para os moradores, principalmente para os jovens. “A Educação é uma necessidade de todas as pessoas. Quando um município recebe uma faculdade que vai oferecer dois cursos que não são ofertados aqui, o ganho é para toda a população, para todos os jovens que tem interesse em ter uma formação diferenciada. O ganho para a população é muito grande”, pontuou.