IMG_4133-1Pequenos produtores rurais do Assentamento Santo Antônio da Fartura que tiveram seus lotes homologados pelo INCRA este ano, participaram hoje (11) de uma reunião com representantes do órgão. A pauta foi o Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (PRONAF),que  libera recursos no valor de R$ 26 mil com juros baixos e dez anos para pagamento.

Conforme destacou o secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente Pedro Cambará, o acesso desses produtores ao PRONAF só está sendo possível graças a uma parceria entre o INCRA e a Prefeitura, que proporcionou que os técnicos do órgão realizassem vistorias que resultaram na homologação dos lotes.

De acordo com o secretário, mais de 100 pequenos produtos foram beneficiados por essa parceria nos seis assentamentos da Reforma Agrária em Campo Verde. No Santo Antônio da Fartura foram 33. “Em todos os assentamentos o pessoal que nos procurou, graças a Deus e à parceria que temos com o prefeito Fábio, que dá apoio total, principalmente para essa atividade de regularização dos lotes, tiveram suas propriedades homologadas”, lembrou.

De acordo com o secretário, alguns pequenos produtores estavam há mais de 8 anos sem ter os lotes regularizados. “Graças a Deus, agora foram regularizados os de todos que nos procuraram”, destacou. “Apenas seis moradores do Santo Antônio não tiveram os lotes homologados porque na época não nos procuraram”, lamentou. Conforme informou o secretário, os lotes que foram homologados pertencem a pessoas que haviam adquirido as terras por meio de compra, troca ou que receberam em doação.

Para o secretário, a homologação vai proporcionar um ganho a mais para a economia do Município, já que os recursos que serão liberados através do PRONAF movimentarão o comércio local. “São recursos que vão entrar no nosso comércio, na loja, na farmácia e, sem contar que essas pessoas agora podem dar seqüência na vida deles tranqüilos, produzirem, sustentarem suas famílias, porque têm a certeza que a partir de hoje os lotes são deles realmente”, destacou.

Com 60 anos, o ex-trabalhador de fazendas Eurides Miranda de Almeida, juntou suas economias e comprou um lote no Assentamento Santo Antônio da Fartura há dois anos, onde produz verduras, legumes e cria vacas de leite. “Acho que foi um grande passo na minha vida conseguir esse lote e hoje sobrevivo dele. Tenho minha pequena horta, um pouquinho de gado de leite. Eu que vim do nada consegui essa roça aí. Então pra mim está representando muita coisa. De agora por diante, acredito eu que só tenho a crescer”.

Para ele, ter o lote homologado pelo INCRA vai representar mais segurança. “Agora estou mais tranqüilo porque eu tenho certeza que ninguém me tira dali e daqui a pouco eu consigo um financiamento para trabalhar mais. Essa homologação foi uma das melhores coisas que aconteceram”, disse.

Ademir Macarini adquiriu seu lote há quatro anos no Santo Antônio da Fartura. Com a homologação e o acesso ao PRONAF ele agora vai poder melhorar ainda mais sua propriedade e ampliar a produção de frutas, milho verde e legumes. “Vai ficar mais fácil para plantar, vai ficar mais fácil para adquirir as coisas. Com certeza vai ser um grande ganho. A melhora vai ser 100%”, afirmou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)