IMG_2485-1O superintendente estadual do INCRA em Mato Grosso, Valdir Barranco, esteve em Campo Verde no último domingo onde assinou o termo de cooperação técnica entre o órgão e a Prefeitura do Município para que sejam feitas as regularizações de mais 100 lotes do Assentamento Dom Ozório, o que permitira a emissão do Cadastro de Concessão de Uso (CCU) e, conseqüentemente, de recursos para habitação e fomento.

A emissão do CCU é o primeiro passo para a regularização das propriedades e, para que os técnicos do INCRA possam fazer a vistoria das áreas, a Prefeitura de Campo Verde está disponibilizando cerca de R$ 40 mil para custeio das diárias. Valdir Barranco destacou essa parceria. “Isso demonstra a preocupação da Administração Municipal com os assentados aqui do Dom Ozório”, disse ele.

O superintendente também anunciou a liberação de R$ 1.408.000,00 para 440 famílias. Cada pequeno produtor beneficiado receberá R$ 3,2 mil que poderão ser utilizados na aquisição de equipamentos e ferramentas, como plantadeiras, canteiradeiras e enxadas. Barranco informou ainda que o INCRA está viabilizando a recuperação do credito habitação para mais 100 famílias do Assentamento.

Para o prefeito Fábio Schroeter, a liberação dos recursos representa um grande avanço para os pequenos produtores, que poderão, dessa forma, iniciar o processo de sustentabilidade de suas propriedades.

Qualificação – Fábio Schroeter anunciou também que um convênio firmado entre a Prefeitura e o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), vai permitir que filhos dos assentados façam o curso Técnico em Agropecuária, que terá a duração de dois anos e meio e será realizado no próprio Assentamento.

O prefeito lembrou que o Município tem procurado atender a demanda dos moradores, mas que é preciso que eles façam a sua parte. “É importante que as pessoas se organizem”, disse prefeito. “Quando a gente se organiza temos mais força para reivindicar, para cobrar. Em conjunto nós vamos atingir nossos objetivos”, completou.

Reivindicação – Aproveitando a oportunidade, Fábio Schroeter reivindicou ao superintendente do INCRA a liberação do Crédito Habitação para 100 famílias que ainda não foram beneficiadas com esse recurso e pediu também que os deputados Ságuas Moraes (PT) e Carlos Bezerra (PMDB), que estavam presente ao evento, intercedessem junto ao Governo Federal e Estadual para que seja liberada uma ambulância para atender os moradores.  “Não vou garantir, mas vou lutar para por essa ambulância”, disse Bezerra.

Ságuas Moraes explicou que, após problemas na compra de ambulância, caso que ficou conhecido como “Sanguessuga”, o Governo Federal não libera a aquisição de ambulância via emenda parlamentar. O parlamentar petista, que é médico, elogiou as obras do novo posto de saúde da família que está sendo construído na comunidade. “É quase uma policlínica”, destacou. O prédio, orçado em R$ 256 mil tem o aporte de R$ 114 mil de recursos municipais.

O prefeito pediu também a liberação de duas patrulhas mecanizadas, formada por um trator e implementos, para a comunidade. Tanto Ságuas Moraes quanto Carlos Bezerra afirmaram que já direcionaram emendas parlamentares para que as máquinas e os implementos fossem adquiridos. Os tratores, segundo Bezerra, serão comprados no próximo dia 14.

Estavam presentes no evento a deputada estadual Teté Bezerra, o gerente de Mercado do Banco do Brasil em Mato Grosso, Osvaldo Biazi, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Pedro Cambará; o superintende regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Fernando Schroeter, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Verde, Reginaldo Campos e os vereadores Welson Silva, Clebinho do Judô, Silvio Eventos, Juca Alves, Juscelino Neves, Cícero Alves dos Santos e Gessy Matheus Ventura. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)