DSC_0503A falta de água, um problema que há anos, mesmo depois de um poço artesiano ter sido perfurado em 2007 com recursos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), atormentava a vida de várias famílias da comunidade histórica de Capim Branco, está sendo, finalmente, resolvido.

Hoje (5), a Prefeitura de Campo Verde iniciou a construção de uma rede de distribuição com 1,5 mil metros de extensão que vai levar água potável há 45 famílias que vivem na comunidade e em seu entorno.

Para a instalação da rede estão sendo utilizados canos de PVC com 50 mm de diâmetro, que proporcionam melhor vazão e são mais resistentes. Além da rede mestre, a Prefeitura está fornecendo os hidrômetros e deixando os ramais para que os moradores façam a ligação. Todo o investimento está sendo feito com recursos próprios.

Para o prefeito Fábio Schroeter, a instalação da rede de distribuição é uma importante conquista para os moradores. “Água é uma necessidade de todo mundo. É uma necessidade básica”, disse o prefeito. “E essa é uma obra que já foi iniciada há muitos anos, com a perfuração de poço e instalação de energia e que nós estamos finalizando com a colocação dos canos e dos hidrômetros que vão beneficiar 45 famílias da comunidade do Capim Branco”, ressaltou.

Para Fábio, melhorar o abastecimento de água na comunidade dá a ele a certeza de estar cumprindo com seu dever de prefeito, mesmo sendo uma obra relativamente pequena e simples de se realizar. “Quando a gente consegue atender o anseio da comunidade, fica com o sentimento do dever cumprido”, afirmou. “E nós queremos trabalhar cada vez mais nesse sentido de atender as necessidades das comunidades”, completou.

A iniciativa da Administração Municipal deixou os moradores satisfeitos. Professor da rede estadual de ensino, José Standislaw sofria com a falta de água potável. “Eu pegava água do rio para a manutenção da casa e tinha que buscar água (potável) em uma mina a cerca de três quilômetros daqui. Então vai facilitar muito”. Para ele, a falta de água é um problema que ficou para trás. “Agora nós conseguimos. Com o novo prefeito nós conseguimos, graças a Deus”, disse.

Filho de Capim Branco, o produtor rural e comerciante Edenezel Soares Lisboa, o “Edinho”, também destacou a conquista da comunidade com a instalação da rede de distribuição de água. “Era o que o pessoal mais almejava”, afirmou ele. “Porque o sofrimento nosso foi grande. Vários anos na expectativa e hoje a gente tá começando ver esse sonho realizado”, completou.

Edinho destacou que agora, com a água potável nas torneiras, a qualidade de vida dos moradores da comunidade vai melhorar. “É vida nova. Agora pra saúde da própria população nossa acho que vai melhorar muito, com a água de primeira qualidade que a gente vai ter”, destacou.