4  No último domingo (21), foi comemorado no Brasil o “Dia da Árvore”. E para marcar a data, a Secretaria de Assistência Social de Campo Verde realizou na manhã de sábado (19), uma ação de conscientização sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente.

Entre a atividades desenvolvidas estavam o plantio de árvores, coleta de lixo, teatro de fantoche e apresentação de dança de cururu e siriri, manifestações culturais típicas de Mato Grosso, feitas pelo Ponto de Cultura Matutada. As ações tiveram a participação de alunos da Escola Municipal Dona Sabina Lazarin Prati e de voluntários da BR Foods.

A ação de conscientização sobre o meio ambiente, de acordo com a secretaria de Assistência Social, faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. E o “Dia da Árvore”, segundo ela, foi propício para lembrar o respeito que se deve ter com o meio ambiente. “Essa ação foi pensada para que pudéssemos plantar algumas árvores nesse dia e também pudéssemos recolher o lixo aqui do parque, que a gente sabe que, principalmente nos finais de semana, a população visita”, disse.

A participação dos alunos, conforme avaliou a secretária, vai fazer com que eles sejam despertados para os cuidados com a natureza. “Acima de tudo, a gente quer desenvolver essa consciência de proteção, de não poluir. Acho que isso é muito importante”, ressaltou. “Eles virem aqui, verem na prática e fazer essa ação vai estar, não só levando eles a uma consciência melhor, mas eles verão que a natureza estando mais limpa, os parques mais limpos, com certeza é um ganho para o meio ambiente”, completou.

3Cássia Dias, psicóloga e coordenadora do Comitê de Desenvolvimento Local da BR Foods, explicou a participação da empresa em ações como a que foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social. “Em todas as cidade que têm unidade da BRF ela tem algumas pessoas que trabalham a favor do desenvolvimento da comunidade”, explicou. “A empresa acredita que o desenvolvimento da comunidade não é papel só do Poder Público. É o Poder Público, a comunidade e o poder privado. Com esses três juntos a comunidade desenvolve mais”, completou.

De acordo com Cássia Dias, o Comitê de Desenvolvimento Local atual em ações voltadas ao meio ambiente, à educação e à qualidade de vida. “Então todos os projetos que têm e que a gente é convidada – e mesmo que não é – a gente tenta fazer parte para ajudar no desenvolvimento da comunidade”, explicou.

Ela também destacou a iniciativa da Secretaria de Assistência Social em despertar, com a ação realizada na última sexta-feira, a consciência das crianças para a preservação do meio ambiente. “Hoje se fala muito em sustentabilidade, então a gente tem que começar com as crianças. Elas que chegam em casa e passam para os pais, então eu acho muito importante isso”, afirmou.

Aluna do terceiro ano da Escola Municipal Dona Sabina Lazarin Prati, Manuella da Silva Zanquetta, já sabe que é necessário preservar o meio ambiente. “Sem o ambiente não existe vida, não existe o humano. Então por que a gente não vai preservar? Tem que preservar a natureza de um jeito ou de outro”, disse.

Ela também mandou um recado para aqueles que jogam lixo e que poluem a natureza. Para Manuella, preservar o meio ambiente é garantir a vida. “A sua vida, não só a vida de uma árvore, é a sua, você está cuidando da sua. Cuide, se não, você vai perder a sua vida”, alertou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)