IMG_9416-1Um projeto voltado aos adolescentes e desenvolvido por profissionais que atuam no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde foi apontado como destaque na região Centro-Oeste do Brasil pelo Ministério da Saúde.

O Projeto, denominado “Espaço Adolescer” será apresentado em Brasília no dia 25 de março, durante a realização da oficina “Laboratório de Inovações Saúde de Adolescentes”, promovida pelo Ministério da Saúde, que reunirá participantes de vários estados, e será o único de Mato Grosso a fazer parte do evento.

De acordo com a coordenadora do NASF, Josélia Cordeiro da Silva, durante o ano de 2013 quinze participantes com idade entre 12 e 18 anos foram atendidos com oficinas, palestras e atividades que tiveram como objetivo, auxiliar na reabilitação dos adolescentes com transtornos mentais leves e moderados, como ansiedade, depressão e também distúrbios comportamentais.

Conforme destacaram as coordenadoras do Projeto Espaço Adolescer, a fonoaudióloga Juliana Gomes Jorge e a psicóloga Laura Macedo Di Loreto, o trabalho com grupos é uma excelente maneira de propiciar o diálogo e a reflexão entre seus participantes, “pois nesses diálogos podem surgir novas perspectivas e alternativas de ação para os problemas vividos”.

“A proposta de oficinas sugere estratégias que buscam inserção dos pacientes a partir de métodos que capacitam os portadores a criar, produzir e vender os produtos que desenvolvem”, explicam as coordenadoras do Projeto.

De acordo com a coordenadora do NASF Josélia Cordeiro de Araújo, o Projeto Adolescer é um incremento a mais na busca por uma adolescência saudável. “Para a Atenção Básica isso vem de encontro ao que buscamos, pois nossos profissionais estão mais preparados para atender adolescentes”, afirmou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)