5-1O prefeito Fábio Schroeter participou na tarde de quarta-feira (9) de uma audiência pública promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Campo Verde para tratar da segurança pública no município. O evento contou com a presença de representantes do Judiciário, do Ministério Público Estadual, das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, além de lideranças políticas e empresariais e de comerciantes.

Fábio Schroeter destacou a iniciativa da ACICAVE em promover o debate sobre um tema que é de interesse de todos. “A segurança é uma preocupação de todos, principalmente da comunidade que sofre com constantes furtos, roubos, violência. A população está amedrontada”, observou.

Ele também ressaltou a participação das autoridades no evento. “As partes envolvidas na segurança pública estiveram presentes e houve debate, pessoas colocando seus pontos de vista, colocando a sua indignação, colocando o problema claramente, sem rodeios, e eu acredito que foi bastante positivo”, disse o prefeito.

A reunião, de acordo com o prefeito, permitiu que fosse mostrado aquilo que a Prefeitura tem feito com o objetivo de contribuir com a melhoria da segurança pública. “Isso foi importante porque nós temos algumas ações voltadas para a segurança, mas muitas vezes a população não tem conhecimento”, disse o prefeito.

Entre essas ações estão os investimentos feito na implantação do sistema de monitoramento eletrônico onde foram investidos R$ 164 mil de recursos do Município e a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIm), formado por autoridades e lideranças.

Presidido pelo prefeito, o GGIm se reúne mensalmente para discutir e propor ações voltadas à segurança pública. Os resultados, na avaliação do gestor, estão sendo positivos. “E eu acredito que, desde que o Estado colabore conosco, nós, fazendo a nossa parte, dando a nossa contribuição junto com a comunidade, nós vamos avançar bastante e melhorar a segurança no nosso município”, frisou.

Fábio Schroeter também apresentou projetos de iniciativa do Município que precisam do apoio do Governo do Estado para serem concretizados, como a construção de uma vila militar para atender os policiais que atuam em Campo Verde e que, muitas vezes, pedem transferência devido ao alto custo do aluguel.

“A vila militar está sendo defendida pelo GGIm como uma forma de diminuir o custo de vida de policiais e bombeiros aqui do nosso município para que eles fiquem aqui Campo Verde e, devido ao alto custo de vida, não queiram ir embora. Dessa maneira, a gente tem um efetivo maior” , explicou

A implantação da vila militar foi considerada essencial pelo GGIm. O custo da obra, de acordo com o prefeito, supera um milhão de reais. Serão treze casas com 84 metros quadrados e dois alojamentos com 157 metros quadrados e quatro apartamentos em cada um deles.

Outro assunto tratado pelo prefeito durante a reunião foi a construção da cadeia pública em Campo Verde. “É outra coisa importantíssima”, frisou. “Eu entendo assim e fui convencido por delegado, por juiz, por promotor, por policiais que nós temos que ter uma cadeia pública para colocar os nossos presos provisórios”, disse.

A construção da cadeia pública, destacou o prefeito, é mais uma obrigação do Estado, porém, o Município é parceiro pra a realização da obra. “Nós estamos em contato constante, tentando viabilizar dando a nossa contribuição para, definitivamente, implantar uma cadeia pública em nosso município”, ressaltou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)