_MG_9647-1Técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária iniciaram as vistorias para fins de regularização dos lotes localizados nos assentamentos da Reforma Agrária em Campo Verde. Os trabalhos começaram na última segunda-feira (9) pelo Assentamento Santo Antônio da Fartura.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente Pedro Cambará, a vistoria só será realizada nas propriedades que ainda não estão homologadas no Programa Nacional de Reforma Agrária.

“As pessoas que possuem áreas que não estão homologadas devem procurar a secretaria e informar o nome, número do lote e o assentamento onde está localizado para que o INCRA possa fazer a vistoria. Quem não estiver inscrito na secretaria não terá o lote vistoriado”, explicou Pedro Cambará.

Conforme ressaltou o secretário, as vistorias estão sendo realizadas através de um convênio firmado entre o INCRA e a Prefeitura de Campo Verde. “Isso foi uma determinação do prefeito Fábio para que os pequenos produtores, com a regularização, possam ter acesso aos créditos do Governo e assim aumentarem sua produtividade e melhorarem a qualidade de vida”, disse.

Em Campo Verde existem sete assentamentos agrários onde vivem mais de 1,1 mil famílias que produzem desde leite, frangos e suínos a produtos hortifrutigranjeiros. A maior dificuldade enfrentada pelos pequenos produtores é justamente a falta de acesso a financiamentos oficiais.

O prefeito Fábio Schroeter destaca que a agricultura familiar é uma importante fonte de geração de emprego e renda, fixando o homem ao campo, e por isso merece atenção da Administração Municipal. “Nós, enquanto gestores, temos que fazer tudo aquilo que estiver ao nosso alcance e que a Lei permite para que esses produtores possam tornar suas propriedades cada vez mais rentáveis”, frisou.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação