gripe1A chegada do período de inverno traz consigo o aumento das doenças respiratórias, como gripe e síndrome respiratória aguda grave. Além dos vírus habituais da influenza (gripe), aumenta também a circulação do vírus H1N1, responsável pela chamada “gripe suína”.

Para reduzir os riscos de contaminação por qualquer um dos vírus, o Ministério da Saúde realiza anualmente campanhas de vacinação contra gripe, sendo que o público alvo são as gestantes, as crianças com menos de dois anos, a população indígena e pessoas com comorbidades (pneumopatias, cardiovasculopatias, nefropatias, imunossupressão e obesidade).

Em Campo Verde, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de vacinação foi realizada e alcançou as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde, com toda a população alvo tendo sido imunizada.

Apesar de todas as precauções tomadas pelos órgãos municipais de Saúde, um caso de gripe suína foi registrado na cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, no dia 21 de maio Paulo José dos Santos deu entrada no Hospital São Camilo com dores pelo corpo e cefaleia.

De acordo com a Secretaria, foi solicitado a realização de exames laboratoriais e o paciente foi medicado e dispensado. No dia seguinte, quando retornou para ver o resultado do exame, Santos apresentava piora no quadro. Inicialmente, a suspeita era que se tratava de dengue.

O paciente foi transferido para Rondonópolis no dia 22 de maio, por volta das 12h30. “Lá ele recebeu tratamento conforme determina o protocolo médico e apresentou melhora no quadro geral. Somente no dia 11 de junho foi confirmado que se tratava de gripe H1N1”, informou a secretária municipal de Saúde de Campo Verde, Patrícia Andrade Alcântara.

A secretária informou que esta semana Santos recebeu alta do hospital em Rondonópolis e que todos os familiares que tiveram contato com ele receberam atendimento com medicação quimioprofilática e vacinação. Patrícia lembrou que o paciente não se enquadra no público alvo preconizado pelo Ministério da Saúde para imunização contra influenza.

Para a secretária, é de extrema importância que, independente do estado gripal, as pessoas adotem as medidas preventivas. E ressaltou. “Toda suspeita ou caso confirmado, o tratamento e a conduta são os mesmos, pois o tratamento independe do resultado do diagnóstico”. Ela também informou que todos os profissionais da Secretaria Municipal de saúde estão recebendo treinamento do novo protocolo de tratamento da influenza 2013.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação