1Em jogo onde a garra e a vontade, características típicas da idade, Campo Verde ficou com o título de campeão da categoria sub-15 da 2ª Copa Regional de Futebol Amador, disputada neste sábado no Estádio Municipal Félix Belém de Castro.

O título foi conseguido com a vitória sobre Primavera do Leste. No tempo normal, o jogo terminou com o placar de 1 a 1. Campo Verde saiu na frente, com gol de Natan, aos 7 minutos do segundo tempo em cobrança de falta perfeita.

Primavera, apesar da desvantagem no placar, não desanimou e continuou buscando o gol do empate, que veio aos 12 minutos também em cobrança de falta pela esquerda. Tulio levantou na área; zagueiros e o goleiro de Campo Verde não se entenderam e a bola acabou entrando.

Com o empate, a decisão acabou indo para os pênaltis e Campo Verde acabou levando a melhor, vencendo por 4 a 1. A vitória serviu para coroar o projeto mantido pela Prefeitura de Campo Verde, que contempla cerca de 1.600 alunos com escolinhas em diversas modalidades.

O time campeão faz parte da Escolinha de Futebol, coordenado pelo professor de Educação Física Rigoberto Ximenes e que conta com 40 atletas. Para Ximenes, a função das escolinhas é contribuir com a formação do cidadão, enquanto os campeonatos estimulam o lado atleta.

“O futebol, assim como todas as modalidades, ele traz, intrínseco em si, a questão da formação do cidadão”, frisou. “E a gente praz por isso. Além da gente estar tentando forma atletas para que eles consigam se sobressair no esporte, a gente preza pela formação do cidadão. Que eles tenham caráter, que eles sejam pessoas dignas, e isso o esporte traz”, completou.

Ximenes classificou como importante a manutenção das escolinhas esportivas pela Administração Municipal. “Essa é um ferramenta social importante que e a gente tem dentro da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, fomentando esse tipo de atividade esportiva”, frisou.

Autor do pênalti que confirmou a vitória e o título para Campo Verde, o jogador David agradeceu à Administração Municipal e à Secretaria de Esportes e Lazer por realizar campeonatos como a Copa Regional de Futebol Amador. “Quero agradecer ao prefeito e a todos”, disse.

Segundo ele, se não existisse a escolinha de futebol e os campeonatos, a realidade de muito dos garotos que fazem parte do time e do grupo treinado pelo professor Rigoberto Ximenes seria outra. “Nós ficaríamos mais na rua, ou só em casa, ou procurando um serviço”, disse. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)