outubro_rosa_elO câncer de mama, que se caracteriza pela formação de nódulos nas glândulas mamárias, é uma das doenças que mais preocupa as mulheres em todas as faixas etárias. No entanto, o diagnóstico precoce resulta em cura em 90% dos casos.

E para despertar ainda mais a necessidade do diagnóstico precoce através do autoexame, uma das formas mais eficientes de se detectar o problema, o mês de outubro foi escolhido para o desenvolvimento de campanhas de conscientização.

Em Campo Verde, a Secretaria Municipal de Saúde programou a distribuição de material com instruções sobre como realizar o autoexame. Os pits stop, de acordo com a enfermeira Vânia Sanches Franceschi, serão nas Avenidas Brasil e São Lourenço.

Também serão distribuídos adesivos para carros e realizadas palestras informativas com profissionais de saúde. “No dia 17, às19h00, teremos palestra com o doutor João Marcelo no Plenarinho da Câmara e no dia 19 teremos o “Dia D”, quando estaremos realizando coleta de material para exames de colo de útero e ensinando as mulheres a fazerem o autoexame”, informou Vânia Franceschi.

Para chamar ainda mais a atenção sobre a campanha, alguns prédios públicos serão iluminados com a cor rosa e um laço de fita com a mesma cor será distribuído para lembrar a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer de mama.

O que é o Outubro Rosa?

O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele. O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.

Iniciado na década de 90, nos Estados Unidos, vários Estados tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro. Em 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.