1A Prefeitura de Campo Verde concluiu em dezembro a construção de um canal com quase quatro quilômetros de extensão que vai levar a água do Córrego Várzea Grande, por gravidade, para 15 propriedades localizadas no Assentamento Dom Ozório.

O trabalho foi iniciado em julho do ano passado e finalizado em dezembro. Na última semana, a água chegou à propriedade do assentado Rildo de Souza, a última a ser abastecida pelo canal. A partir dali, o fornecimento será feito através de encanamento.

Secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Pedro Cambará explicou que a obra de construção do canal foi realizada por determinação do prefeito Fábio Schroeter, com recursos do Município.

Cambará salientou que a obra foi feita atendendo a pedido dos moradores e mediante estudos topográficos, para garantir que a água chegaria a todas as propriedades. “A gente veio com a equipe técnica, fez o levantamento e vimos que seria viável esse canal que beneficiou as famílias em todos os sentidos”, explicou.

O canal, de acordo com os técnicos da Secretária de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, tem capacidade suficiente para atender a demanda dos moradores. “Tem água até pra fazer tanque e criar peixe. Para quem não tinha uma gota de água seis meses atrás e hoje tem um canal desses, com a possibilidade até de criar peixes, isso é uma coisa que não tem nem palavras para descrever”, disse o secretário Pedro Cambará.

O prefeito Fábio Schroeter, que vistoriou a obra na última sexta-feira (29) lembrou que a água é um item básico para a sobrevivência e que a construção do canal faz parte da política de incentivo à agricultura familiar desenvolvida pela Administração Municipal.

Fábio salientou que a exploração de uma propriedade rural depende da água, sem ela, não há produção. E o canal, avaliou o prefeito, será um benefício para as famílias que poderão fornecê-la ao gado, criar peixes e investir na produção de hortaliça. “Sem água não tem o que se fazer, então a gente entendeu esse pleito da comunidade”, completou.

O prefeito destacou que, mesmo sendo uma obra de custo relativamente elevado, o município não se eximiu da responsabilidade de executá-la. “Nós conseguimos nos organizar e juntar esforços para poder fazer essa canalização”, disse.

Fábio também ressaltou que a construção do canal contou com a participação dos assentados, o que, segundo ele, foi de grande importância. “E está aí a obra pronta. Mais um benefício para o Assentamento Dom Ozório e mais produção, mais renda para essas famílias. E todos saem ganhando. Esse é o nosso objetivo: proporcionar melhor qualidade de vida para todos os assentamentos”, destacou.

E quem mais tem certeza de que a partir de agora a vida vai melhorar são os assentados. “A gente aposta que vai mudar muita coisa”, disse Rildo de Souza. “Um tanque de peixe a gente pode criar dentro do lote, uma irrigação, um plantio de maracujá, um plantio de banana. Muda muita coisa na vida da gente aqui”, afirmou.

Antes e depois – Para Rildo, a história das famílias beneficiadas com a água poderá ser dividida em antes e depois da construção do canal. “Com certeza absoluta”, disse ele, que mora no Dom Ozório desde 2008 e lembrou que a espera pela água era antiga.

“A gente vem ‘brigando’ há mais de seis anos para acontecer esse canal e hoje, a bem dizer, metade do projeto está concluído”, disse. A partir de agora, segundo ele, cada uma das famílias usará a água de acordo com a sua necessidade.

Rildo aposta que, com água em abundância, as propriedades que sofriam com a escassez passarão por mudanças positivas. “O gado mesmo não estava tendo água, hoje já tem dentro do lote. Com esse canal vai mudar a vida de todo mundo aqui”, afirmou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)