IMG_0495A educação de Campo Verde caminha para um novo direcionamento na forma de tratar a gestão escolar. A partir do ano de 2016 todos os gestores escolares das unidades da rede municipal serão eleitos de forma direta e democrática pela comunidade escolar.

“Entender e vivenciar essa prática ainda é algo novo para nosso município. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação tem realizado um trabalho intenso para que todo o processo ocorra de forma tranquila e coerente”, observa a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Simoni Borges.

Nos dias 29 e 30 de outubro os candidatos a gestores participaram da última fase do processo exigido na Lei, que constituiu na realização de um curso de formação de 20 horas de estudos sobre autonomia profissional, gestão escolar e políticas educacionais.

“Os estudos permitiram a discussão dos assuntos abordados no curso, direcionando sempre para a prática da democracia na Escola, criando a possibilidade de pensar este espaço como oportunidade de democratização da prática social da Educação, repensando a escola com um espaço ainda mais democrático”, destacou Simoni Borges.

Ainda de acordo com a coordenadora, ao participar do curso os futuros diretores e coordenadores estão buscando suportes e reflexões acerca desse exercício e da Educação como um dos principais elementos de formação social e humano.

O Município de Campo Verde, conforme observou Simoni, através da Administração Municipal, tem buscado resgatar aspectos essências da Educação, tais como a valorização profissional e a autonomia da Escola.

“Isso tem sido demonstrado nos relatos e propostas dos candidatos que durante o curso realizaram momentos reflexivos que resgatam a função social da Escola e as possibilidades que ela propicia ao desenvolvimento do ser humano”, disse.

Nos estudos, de acordo com Simoni Borges, foi realizada uma retomada reflexiva da função da Escola enquanto instituição, “que foi direcionada para os projetos a serem realizados nas escolas de Campo Verde, a partir das eleições de diretores e coordenadores”, explicou ela. “Depois de muitos estudos, reflexões e desafios, os candidatos realizaram uma atividade onde demonstraram porque vestem a camisa da Educação e se propõem a realizar um trabalho de excelência pelo setor em campo verde”, relatou.

Veja quem são os candidatos a diretores e coordenadores das Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Verde

Escola Municipal Dona Sabina Lazarin Prati

Diretor: Andréia Marchi