A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde alterou a forma de funcionamento da Unidade Sentinela Covid-19. A mudança, de acordo com o secretário Altair Timóteo e Araújo, atende à determinação do Ministério da Saúde. Com a diminuição dos casos, a recomendação é que a equipe médica seja reduzida e o horário adaptado à realidade local.

Com a mudança, a partir desta terça-feira (1) a Unidade Sentinela passará a atender de segunda à sexta-feira, das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, com um médico e três técnicos de enfermagem e uma enfermeira.

A orientação, de acordo com o secretário de Saúde, é que o paciente procure atendimento no Hospital Municipal Coração de Jesus em caso de sintomas graves, como falta de ar, no período em que a Unidade Sentinela estiver fechada.

Implantada em junho no prédio da UPA 24 Horas, a Unidade Sentinela atendeu até agora mais de 8 mil pacientes. No período de pico da doença até 120 pessoas foram atendidas em um único dia. Atualmente a média é de 20 atendimentos, a maioria apenas com síndrome gripal leve.

Novo endereço – A partir do próximo dia 7, a Unidade Sentinela passará a funcionar em um novo local: O Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (CAISM), localizado na rua Amazonas, 244, esquina com a Avenida Paraná, no bairro São Lourenço.

Para que a mudança possa ser feito, na sexta-feira (4) não haverá atendimento na Unidade Sentinela. Os pacientes com sintomas de Covid-19 deverão procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde ou no Hospital Municipal Coração de Jesus.

No prédio da UPA 24 Horas será instalado o Complexo de Atendimento Especializado e Diagnóstico, onde funcionarão o Laboratório Municipal, o CAISM e o Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Quadro atual – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta terça-feira o Boletim Epidemiológico com o quadro da Covid-19 em Campo Verde. Os números são referentes à última segunda-feira (30).

De acordo com o Boletim, apenas dois moradores estão internados, um na UTI Covid do Hospital Municipal Coração de Jesus e outra em enfermaria particular em hospital de Cuiabá.

Há também 14 casos ativos com os pacientes em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. 52 mortes foram registradas até agora por problemas relacionados a Covid-19.

Estrutura – Campo Verde conta com uma estrutura de atendimento aos casos de Covid-19 formada por uma UTI com dez leitos e uma enfermaria com 20 leitos, ambas implantadas no Hospital Municipal Coração de Jesus.

A taxa de ocupação da UTI nos últimos dias, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, tem ficado em torno de 40%. Na enfermaria, a taxa de ocupação no último final de semana era de menos de 10%.

Categorias: Saúde