O secretário de Saúde de Campo Verde, Altair Timóteo de Araújo, e a secretária municipal de Fazenda, Patrícia Alves da Silva, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (12) com comerciantes do setor supermercadistas e com representantes de agências bancárias e casas lotéricas para pedir apoio no cumprimento das normas restritivas adotadas para conter o avanço do novo coronavírus.

Durante a reunião, realizada na sede do Centro Empresarial (CEMP), os secretários falaram do trabalho de orientação e fiscalização que está sendo feito pelos fiscais da SEFAZ/CV e da Vigilância Sanitária, com o apoio da Polícia Militar.

Uma das solicitações feitas pela secretária de Fazenda foi que os comerciantes e os representantes dos bancos e casas lotéricas intensifiquem a exigência do distanciamento de 1,5 metros de distância entre as pessoas e procurem obedecer à norma que limita o número de clientes de acordo com o número de funcionários e com a área do estabelecimento.

De acordo com os empresários, a população ainda resiste em cumprir as restrições, o que acaba criando situações embaraçosas. Tanto a secretária Patrícia, quanto o secretário Altair disseram que suas pastas vão auxiliar os empresários, realizando um trabalho pontual, com os fiscais permanecendo nos estabelecimentos orientando os clientes.

Também ficou definido que, nos comércios em que os proprietários solicitar, a Prefeitura fará a demarcação das calçadas para orientar sobre a distância a ser mantida entre as pessoas. A Polícia Militar também atuará na orientação aos clientes e na organização das filas nas agências bancárias, casas lotéricas e outros órgãos.

Mais uma vez, o secretário Altair Timóteo de Araújo frisou que as medidas adotadas são para salvar vidas e evitar que o sistema de saúde pública no Município entre em colapso. Ele lembrou que a situação se agravou nos últimos dias e que não há mais leitos de UTI em Rondonópolis, município que é referência para os pacientes de Campo Verde com Covid-19.

Araújo também pediu à população que procure cumprir as regras restritivas estabelecidas e que colaborem com os comerciantes. Pediu ainda que as pessoas mantenham o isolamento domiciliar e o distanciamento social; que façam uso de máscara facial e de álcool gel na higienização das mãos; que evitem aglomeração, não realizem festas ou encontros, mesmo que em residências, e que só saiam de casa se necessário.

Para que a população possa denunciar os casos de descumprimentos das normas estabelecidas nos Decretos Municipais, foram disponibilizados os telefones (66) 99909-1358 da Secretaria de Fazenda, e o (66) 99988-1289, da Polícia Militar. As denúncias podem ser feitas também através do telefone 190.

Categorias: Saúde