Altair Timóteo de Araújo, secretário municipal de Saúde de Campo Verde

Há cerca de uma semana a Prefeitura de Campo Verde adotou medidas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no município. Desde então o Comitê de Enfrentamento ao Covid19 tem se reunido e implementado novas ações com o objetivo de proteger cada vez mais a população.

Essas medidas, de acordo com o secretário de Saúde do Município, Altair Timóteo de Araújo, têm apresentado bons resultados. “Não tivemos nenhum caso registrado. Isso torna favorável para nós porque as medidas que tomamos estão tendo sim, efeitos positivos num cenário onde sabemos que a doença está sendo disseminada por todo o Brasil”, enfatizou.

Até agora, conforme o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na última segunda-feira (23), Campo Verde teve 5 casos descartados, quatro pessoas estão sendo monitorado e dois casos são tratados como suspeitos.

Os números, de acordo com Araújo, são otimistas e colocam Campo Verde em um patamar acima de muitos municípios brasileiros, que apresentam índices de pessoas contaminadas bem maiores. “Diante do cenário nacional e falando um pouco do estado de Mato Grosso, acredito que fizemos as contenções e tomamos as decisões na hora certa”, frisou o secretário.

Araújo destacou também a participação da população, que segundo ele, entendeu a mensagem e está colaborando com as medidas adotadas. “Tivemos que fazer sacrifício com o comércio local, sacrifício com os empresários e com toda a população que trabalha, mas por um bem maior, que é a vida”, destacou.

O secretário alertou que, embora as medidas adotadas tenham apresentado bons resultados até agora, é inevitável não ser registrado nenhum caso positivo da doença no Município. “Mas o que nós estamos buscando hoje é que tenhamos um controle sobre esse cidadão, que quando descobrirmos o cidadão infectado, que a gente consiga mantê-lo em isolamento, que não dissemine a doença de uma forma muito rápida”, disse.

Conforme frisou o secretário, a preocupação da Administração Municipal e da Secretaria de Saúde é com a superlotação do Hospital Municipal Coração de Jesus, que pode provocar a falta de leito e de respiradores.  “O que nós estamos buscando é que, caso nossos moradores contraiam a doença, a gente consiga ter o atendimento. O que estamos trabalhando é justamente não ter esse contágio disseminado de uma forma muita rápida”, ressaltou.

O secretário ressaltou também que é importante a população continuar cumprindo as determinações dos órgãos de saúde, que evite sair de casa e que, principalmente, não se desloque de uma cidade para outra sob o risco de estar espalhando o novo coronavírus.  “Esse deslocamento, principalmente para onde tem o foco da doença já confirmado, é uma exposição maior, é um risco maior de a pessoa contrair a doença fora do município e trazer para cá”, alertou.

Ele também destacou que a medidas tomadas pela Prefeitura não são para prejudicar o comércio local, criar problema financeiro para os empresários ou prejudicar as empresas. “Mas precisamos nesse momento, fazer uma contenção. E estamos fazendo de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Tem todo um estudo feito sobre como conter a doença e conseguimos observar que países que não fizeram a contensão tiveram prejuízos muito maiores. Nós sabemos hoje que tem um prejuízo para o município, mas se não fizermos essa contenção, esse prejuízo que é grande pode se tornar muito maior, porque a vida não tem preço”, frisou.

Categorias: Saúde