Com a presença de diversas autoridades civis e militares, a Prefeitura de Campo Verde inaugurou nesta quarta-feira (23) quatro importantes obras que vão beneficiar a população por representarem melhorias nos setores de saúde, mobilidade, segurança e assistência social.

Uma das obras inauguradas foi o Portal de Entrada da Cidade, construído na MT-140, na saída para Chapada de Guimarães. A obra, executada com recursos próprios, além do aspecto paisagístico, vai contribuir com a melhoria da segurança pública.

Dotada de cabine para permanência de policiais durante operações, o Portal conta também com duas câmeras de monitorado por sistema OCR, que são interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

O sistema de monitoramento por OCR (Optical Character Recognition em inglês), faz a leitura em tempo real da placa dos veículos, identifica o modelo, se há placa clonada ou irregularidade na documentação. O sistema verifica ainda se há registro de furto, roubo ou se o veículo foi utilizado no cometimento de algum crime. Os dados são repassados instantaneamente ao CIOSP, que comunica as forças de segurança da região.

“Eu conheci esse sistema já há algum tempo em Araçatuba, no interior de São Paulo”, lembrou o prefeito Fábio Schroeter. “À época a instalação das câmeras tinha um custo elevado, algo em torno de R$ 700 mil. Busquei parceria com o Estado, mas não consegui, então agora resolvemos locar os equipamentos, o que proporciona um custo mensal pequeno em relação ao ganho que temos na segurança”, disse o prefeito durante a inauguração do Portal.

De acordo com o diretor da Ausec – Tecnologia em Segurança Eletrônica e Automação, Wagner Figueiredo, Campo Verde é o primeiro município de Mato Grosso a investir nesse sistema de monitoramento. Além das duas câmeras instaladas no Portal de Entrada, outras duas estão instaladas na BR-070 na saída para Primavera do Leste e Cuiabá, e duas na MT-344, na saída para Dom Aquino.

Categorias: Gabinete