Servidores da Secretaria Municipal de Saúde que atuam nas unidades de saúde da família, estão participando do 3º Workshop sobre o PlanificaSus. O evento, que começou na segunda-feira (11) e termina hoje (12), está sendo realizado no Centro de Atendimento ao Idoso Beno Jhonner.

De acordo com a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde e tutora do PlanificaSus em Campo Verde, Beatriz Amaro Rocha, durante o Workshop, que envolverá toda a equipe da Atenção Básica em Saúde, será estudada a teoria do processo a ser implantado. “O tema de hoje vai trabalhar o acesso do usuário a rede de atenção à saúde”, informou.

Conforme frisou Beatriz, desde o mês de julho o PlanificaSus está sendo desenvolvido em Campo Verde e nos demais 18 municípios que fazem parte da regional Sul da Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo ela, o Programa vai trazer um grande ganho para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que ele visa a reorganização do trabalho na atenção primária e na atenção básica.

“A gente vai trabalhar com as equipes novas ferramentas de trabalho que serão implantadas na prática, para ter como objetivo melhorar a qualidade do atendimento ao usuário, a qualidade do acesso, como atender, como diminuir as filas e ter mais resolutividade, que é a principal proposta”, explicou.

De acordo com Beatriz, nesses 4 meses de implantação do PlanificaSus, Campo Verde já conseguiu avançar. Segundo ela, além da unidade piloto no bairro São Miguel, mais uma Unidade Básica de Saúde já está atuando de acordo com o Programa.

Além dos servidores da Secretaria de Saúde de Campo Verde, estão participando do Workshop facilitadores de Tangará da Serra, Água Boa e de Diamantino. Beatriz frisou que devido ao workshop, as unidades básicas de saúde estão trabalhando com as equipes reduzidas. O atendimento voltará ao normal na próxima quarta-feira (13).