Com o slogan “Conectados pela Vida”, a Associação Social Amigos da Solidariedade (ASAS), que administra o Hospital Municipal Coração de Jesus, lançou hoje (24) no auditório da Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde (Cooperfibra) a Campanha “Amigos do Coração”, que tem por objetivo arrecadar fundos através de doações para serem utilizados na melhoria da estrutura e do atendimento oferecido à população.

A meta, de acordo com a diretora da ASAS, a advogada Maria Frazão Zunta, é que até dezembro desse ano sejam arrecadados R$ 500 mil. As doações em dinheiro, independente dos valores, podem ser feitas mensalmente ou em parcela única, por moradores, empresários, produtores rurais e comerciantes. Também podem ser doados material de construção e equipamentos.

Conforme enfatizou Maria Frazão, a participação da comunidade é fundamental para que o atendimento e as instalações do Hospital Municipal Coração de Jesus possam ser melhorados. “Ao longo da nossa gestão a gente percebeu que só com os recursos públicos, que nós sabemos são grandiosos, nós conseguimos atender no hospital, mas nós queremos fazer melhorias. Eu acho que nós podemos ter um hospital do jeito que queremos e do tamanho que queremos”, disse ela.

O prefeito Fábio Schroeter, que juntamente com o vice Milton Garbugio, participou do lançamento da Campanha, destacou a iniciativa da direção da ASAS, que segundo ele, poderá fazer a diferença nos serviços ofertados pelo Hospital Municipal. Fábio também defendeu a participação da população na busca pelas melhorias.

“Mais importante que tudo é a sociedade entender que o hospital é dela, a comunidade entender que o dono do hospital não é a Prefeitura, não é o Estado, é a população de Campo Verde que é a dona do hospital. E a partir disso entender que ela pode contribuir muito com o hospital, não só com doações (valores), mas com a doação do seu tempo”, disse o prefeito.

Fábio enfatizou que, apesar do aumento da demanda, o Hospital Municipal Coração de Jesus tem procurado sempre melhorar os serviços ofertados. “E a partir desse momento abre as suas portas não só para o atendimento de saúde, mas sobre a prestação de contas de tudo o que está sendo feito lá dentro”, observou. “Eu entendo que é um novo patamar e acredito que com isso a população vai entender, vai passar a contribuir mais, ajudar mais. Quem ganha com isso são aqueles que precisam de atendimento”

Prestação de contas – Durante o lançamento da campanha, a ASAS fez uma prestação de contas dos trabalhos realizados e das melhorias feitas a partir de 2014, ano em que a entidade assumiu a direção do HMCJ.

Entre os avanços estão: troca de autoclave, viabilização de um arco cirúrgico para cirurgias ortopédicas; melhorias no sistema de iluminação, proporcionando maior economia nos gastos com energia elétrica,; aquisição de um desfibrilador, fundamental no atendimento a pacientes com ataque cardíaco; compra de um respirador mecânico, aquisição de um aparelho de raio-X digital, que será entregue em breve; melhoria no centro cirúrgico com aquisição de mais equipamentos, além das reformas estruturais.

De acordo com os números, em 2017 foram realizados 54.500 atendimentos ambulatoriais, 1.518 cirurgias e 3.141 internações. O número de atendimento, de acordo com a direção da ASAS, supera em alguns casos 50% do que foi pactuado com o Município.

Repasse – Para manter o atendimento dentro daquilo que espera a população, a Prefeitura de Campo Verde repassa mensalmente R$ 942 mil, desse total, R$ 840 mil são de recursos próprios e R$ 102 mil do Governo Federal através do SUS. O Hospital Municipal conta com 31 leitos, sendo que 26 são para pacientes do Sistema Único de Saúde. O quadro de pessoal conta com 102 funcionários e 26 médicos.

O HMCJ atende baixa e média complexidade. As especialidades ofertadas são clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, cardiologia, cirurgia geral e ortopedia.

Durante o lançamento da campanha, a direção da ASAS homenageou entidades e pessoas que colaboram com o HMCJ, como o presidente do Sindicato Rural Gladir Tomazelli, o prefeito Fábio Schroeter, a empresária Alvaci Machado, o promotor de Justiça Marcelo dos Santos Alves Correa.

Categorias: Saúde