Altair Timóteo de Araújo, secretário de Saúde de Campo Verde

O secretário municipal de Saúde de Campo Verde, Altair Timóteo de Araújo, informou na manhã desta quarta-feira (20) que os pacientes que testaram positivo para a Covid-19 no município apresentam estado de saúde estável.

Até agora foram confirmados oito casos da doença no município, sendo que três são de uma mesma família. Todos estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pelas equipes de saúde.

“São pacientes, alguns até assintomáticos, [ou] que apresentaram resfriados ou gripe, como queiram dizer. Eles foram medicados, teve paciente que esteve no hospital, foi feita a medicação que era necessária naquele momento e hoje o paciente encontra-se bem”, informou Araújo. “Hoje os nossos pacientes de Covid estão sendo monitorados mas estão bem. Não temos nenhum paciente internado no nosso hospital municipal”, reforçou.

Araújo explicou que o aumento no número de casos, que passaram de 4 para 8 em 24 horas, é em razão do trabalho de investigação que está sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde junto às pessoas que tiveram contato direto com os pacientes que testaram positivo para a doença.

“Foi onde chegamos a oito pacientes diagnosticados com a Covid”, explicou. “Nós temos um caso específico, a gente já pode dizer, que uma pessoa transmitiu para mais três pessoas do seu contato, do seu convívio. Sempre falamos: a doença é altamente transmissível”, frisou. “Essas pessoas estão bem, mas estão diagnosticadas com Covid positivo”, completou.

O secretário também reforçou que os funcionários que trabalham na empresa onde os proprietários testaram positivo para a Covid-19 serão investigados e, se necessário, serão isolados domiciliarmente por um prazo de 14 dias, que é o procedimento padrão. “Passados os 14 dias, a pessoa não transmite mais a Covid. Ela está apta a voltar pra sociedade normalmente. É muito importante nós colocarmos isso para a nossa população”, disse.

De acordo com o secretário Araújo, a Secretaria de Saúde tem trabalhado intensamente o problema da Covid-19 e está preparada para atender as expectativas da sociedade em relação ao controle da doença.

“Nós nos organizamos. A Secretaria de Saúde adquiriu Azitromicina, adquiriu hidroxicloroquina. Vai ser utilizado? Desde que o médico prescreva. É muito importante deixar isso para nossa população”, frisou. “Só iremos fazer a dispensa do medicamento se houver uma prescrição médica”, reforçou.

Conforme informou Araújo, na próxima sexta-feira (22) haverá uma reunião com os médicos que atuam no serviço de atenção básica e no Hospital Municipal Coração de Jesus onde será alinhada a forma de trabalho de acordo com o protocolo clínico a ser utilizado com os pacientes de Convid-19.

“Nós temos sim uma conduta, mas nós vamos alinhar para termos o medicamento, para termos tudo que for necessário. Hoje nós já temos o estoque, mas depende da prescrição do médico”, salientou.  Ele informou que, sendo receitado, o medicamento será distribuído de forma gratuita.

O secretário orientou que quem teve contato com os pacientes contaminados pelo novo coronavírus devem procurar as unidades básicas de saúde ou ligar para os telefones (66) 99725-3646 ou 99627-0144 que serão atendidos e orientados por um profissional da área médica.

A Secretaria de Saúde disponibilizou ainda o número (66) 99909-1358 para que possam ser feitas denúncias que envolvam o descumprimento das normas estabelecidas para o controle do novo coronavírus.

Categorias: Saúde