Implantado pela Administração Municipal em 2016, o Programa Licita Campo Verde – Compras Governamentais é considerado case de sucesso pelo SEBRAE/MT, que está levando a experiência exitosa de Campo Verde a vários municípios de Mato Grosso.

Na última quinta-feira (20), o prefeito Fábio Schroeter apresentou o programa a prefeitos, empresários e lideranças de Alto Araguaia e Região. A palestra ministrada por Fábio Schroeter fez parte do programa do ciclo de seminários Fomenta 2017, organizado pelo SEBRAE/MT.

O Fomenta 2017 será realizado em mais oito cidades de Mato Grosso, onde o Programa Licita Campo Verde será apresentado: Juína, Lucas do Rio Verde e região, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Guarantã do Norte e região, Cáceres e região, e Cuiabá e região.

Para o prefeito Fábio Schroeter, o fato de o Programa Licita Campo Verde – Compras Governamentais estar sendo apresentado em outros municípios pelo SEBRAE, mostra que ele está dando certo.

“E a gente fica muito feliz em saber que uma ação implantada por nós está sendo levada e servindo de modelo para outras gestões. E o mais importante: saber que essa ação está beneficiando os micro e pequenos empresários da nossa cidade”, disse o prefeito.

O Programa Licita Campo Verde – Compras Governamentais foi elaborado dentro da Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas e cria mecanismos que permitem ao município priorizar as compras com empresas locais até o limite de R$ 80 mil por lote.

O Programa estabelece regras que devem ser seguidas, como ter três empresas ofertando os produtos e serviços instaladas no município. Caso não haja, a licitação será aberta a empresas da região, porém, havendo a participação de uma empresa local a Prefeitura poderá adquirir dela os bens e serviços pagando até 10% a mais sobre o valor apresentado pelas demais empresas que participarem do certame.

Em Campo Verde, o sucesso do Programa pode ser medido pelo valor das aquisições feitas pelo Município de empresas locais desde que ele foi implantado. Em 2016 as compras atingiram R$ 2 milhões e nos primeiros três primeiros meses desse ano, o valor foi de R$ 1,08 milhão. “É bom ver que uma iniciativa da nossa administração está contribuindo com a economia do município”, destacou Fábio Schroeter. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)