IMG_4667-1Dezenas de empresários e empreendedores tiveram a chance de sanar suas dúvidas sobre o Fundo de Desenvolvimento Constitucional do Centro-Oeste (FCO), durante Seminário FCO-Itinerante, realizado na noite de quinta-feira no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Campo Verde.

O evento contou com a presença do prefeito Fábio Schroeter, do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Aparecido Rudnick, do presidente da ACICAVE, Deni Gueno, da Coordenadora Geral do FCO da Superintendência de Desenvolvimento Regional do Centro Oeste (SUDECO), Helén Cássia Nunes e Silva; do superintendente de Comércio da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Wilson Pereira; e do gerente do Banco do Brasil em Campo Verde, Cleverson Rivelino.

O Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Centro-Oeste foi criado para financiar investimentos no setor comercial, industrial e no agronegócio. De acordo com Helén Cássia, para 2014 o Fundo dispõe de um orçamento de R$ 5 bilhões. Para Mato Grosso, segundo ela, o valor previsto é de cerca de R$ 1,4 bilhão. “Os empresários e produtores rurais que desejam iniciar, ampliar ou modernizar seus empreendimentos com o apoio do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Centro-Oeste devem procurar uma das instituições que atuam com os recursos aqui no estado de Mato Grosso”, orientou.

No Estado, as instituições que operam com o FCO são o Banco do Brasil, o MT-Fomento, Sicred e Bancoob. “Essas instituições com certeza terão o enorme prazer em dar as orientações, como documentos que devem ser apresentados e todos os passos que devem ser tomados para conseguir o crédito”, disse Helén Cássia.

A professora Ângela Pupo está iniciando um negócio na área de turismo e avaliou como positiva a realização do Seminário FCO-Itinerante em Campo Verde. “Todo mundo que está iniciando uma empresa, ou até mesmo que já tenha essa empresa e que queira aprimorar, renovar ou inovar, precisam ter um apoio de pessoas que estejam instruídas e estejam capacitadas para isso, não podem ir no ‘chute’, na sorte. Você tem que ter uma orientação e hoje foi excepcional pra gente tirar as dúvidas que ainda tinha”, afirmou.

Na avaliação do prefeito de Campo Verde Fábio Schroeter, o FCO é um importante aliado para o desenvolvimento econômico do Município e de Mato Grosso. “Para que as coisas aconteçam, para que o município cresça, é preciso investimentos. E esses investimentos saem de algum lugar, então o FCO é um grande aliado”, enfatizou, lembrando que os juros dos financiamentos, via Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Centro-Oeste, são baixos. “E isso é importantíssimo para quem quer investir”, completou. “Então a gente recebe esse evento aqui e fica muito satisfeito em saber que tem bastante recursos e que as empresas campo-verdenses podem tomá-los para se desenvolverem junto com nosso município”, finalizou.

Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Campo Verde, Aparecido Rudnick explicou que a realização do FCO-Itinerante se deu devido à demanda por financiamentos. “E esse evento é justamente para que o empresário possa tirar as dúvidas que tem, porque aqui ele terá conhecimento de todas as linhas de crédito, daquilo que precisa, das informações necessárias para ter acesso aos financiamentos”, disse. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)