3Durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Campo Verde, realizada na manhã de quinta-feira (18), o prefeito Fábio Schroeter entregou um etilômetro ao subcomandante da 8ª Companhia de Polícia Militar, capitão Henrique de Souza Lana.

O equipamento, que foi adquirido com recursos do Município a um custo de R$ 8 mil, é utilizado para medir o nível de álcool no sangue dos condutores de veículos abordados durante blitze ou que se envolveram em acidentes de trânsito. Além do bafômetros, foram repassadas à PM cem biqueiras e uma impressora para que o resultado do teste de dosagem alcoólica no sangue possa ser impresso na hora.

Para o capitão Henrique, o repasse do aparelho será de grande valia para a Polícia Militar. “Com certeza. Uma vez que a fiscalização de trânsito já vem sendo realizada no nosso município, com a chegada do etilômetro vai ajudar nas provas materiais quando constatado que uma pessoa está conduzindo veículo sob a influência de álcool”, destacou. “Então é um avanço significativo na repressão contra esse crime”, completou.

O Prefeito Fábio Schroeter destacou que a aquisição foi proposta pelo GGIM, instituído em novembro do ano passado. “Uma das ações definidas neste conselho foi a aquisição de um etilômetro. E o município ficou com essa responsabilidade e adquiriu um bafômetro e está repassando à Polícia Militar que, a partir de então, vai ter condições de fazer um trabalho de abordagem na rua. E acho que isso vem contribuir com a segurança do nosso Município”, observou.

O GGIM é formado por representantes do Poder Executivo, do Legislativo, do Judiciário, da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da sociedade organizada que se reúnem periodicamente para debater e propor alternativas para melhorar a segurança pública no município.

Na avaliação do prefeito Fábio Schroeter, após a criação do GGIM algumas mudanças importantes puderam ser percebidas. Uma delas foi a melhoria do sistema de iluminação pública e em estabelecimento particulares onde havia grande número de ocorrências policiais, como pátio de postos de combustíveis.

“Essa é outra ação do Gabinete de Gestão Integrada – a melhoria da iluminação, poda de árvores – enfim que vem contribuir com a segurança. Um local bem iluminado afugenta as pessoas que têm outras intenções”, observou o prefeito. “São várias ações”, completou.

O subcomandante da 8ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Henrique de Souza Lana, também destacou as ações que estão sendo desenvolvidas pelo GGIM e que, segundo ele, tem refletido na melhoria da segurança pública. “Com certeza. Não temos dúvidas disso, um fato que já chamou a atenção, da melhora, foi o da iluminação em alguns pontos críticos do nosso município. Em pátio de postos de combustíveis já se denotou a melhoria onde transeuntes, pessoas que ficavam ali ligadas ao comércio de entorpecentes, já saíram daquele local, trazendo mais a sensação de segurança que a população tanto almeja”, disse.

Vila Militar – Durante a reunião do GGIM, o prefeito Fábio Schroeter falou sobre o projeto da construção de uma vila militar em Campo Verde. “São moradias para policiais, bombeiros também, para que eles possam permanecer em nosso município, que tem um custo de vida relativamente alto”, disse. “Estamos trabalhando esse projeto, dentro em breve apresentaremos ele à comunidade. Então é um conselho que está tendo resolutividade, está se reunindo frequentemente e as ações aos poucos vão aparecer e quem ganha com isso é a segurança do nosso município”, completou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)