Projeto foi entregue ao prefeito na manhã desta segunda-feira

O prefeito Fábio Schroeter recebeu na manhã desta segunda-feira (27) o projeto executivo do abatedouro municipal, elaborado pela equipe técnica da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e que foi aprovado pela Caixa Econômica Federal.

A partir de agora, a Administração Municipal inicia o processo de licitação. A expectativa, de acordo com o prefeito, é que até o final deste ano a obra possa ser começada.

Os recursos, informou o prefeito, são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e já estão garantidos, aguardando apenas a liberação pela Caixa Econômica Federal. O abatedouro será construído em uma área próxima à MT-140, que foi comprada pelo Município.

A planta, que é multifuncional, terá capacidade para abater 50 bovinos por dia, podendo também abater suínos, caprinos e ovinos, está orçada em R$ 2,67 milhões. Desse total, R$ 2,3 milhões serão do MAPA e foram viabilizados pelo ex-ministro Blairo Maggi. O restante do valor será de contrapartida do Município.

O prefeito Fábio Schroeter destacou o ganho que o abatedouro trará para os produtores, que deixarão de abater seus animais em outros municípios, e para os consumidores. “Com isso a gente vai evitar aquela situação de abate clandestino e vai dar mais segurança alimentar para nossa população, que terá um produto com mais qualidade, totalmente certificado”, enfatizou.

Fábio agradeceu e elogiou as equipes da Caixa Econômica Federal, da AMM e das Secretarias Municipais de Planejamento e de Desenvolvimento Econômico e também de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, que trabalharam na elaboração do projeto. O prefeito agradeceu também o apoio da Câmara de Vereadores, na pessoa do presidente Pedro Cambará, que esteve presente à entrega do projeto.

Além de Pedro Cambará, participaram da entrega a secretária Simoni Borges (Planejamento e Desenvolvimento Econômico), José Aparecido de Lima (Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente) e o supervisor de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento, Fabiano Ignácio.  Daltre Portela Martins (Gauchinho Tosador) representou os criadores de ovinos.