soro_1A falta de repasse de soro antiofídico pelo Ministério da Saúde fez com que os estoques do produto na Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde zerassem, tornando a situação preocupante, já que o município é o que mais registra casos de acidentes por picadas de cobra na região Sul de Mato Grosso.

Os números, de acordo com a SMS, só fazem aumentar a preocupação. Em 2015 foram registrados 47 casos. Este ano, até agora, foram 10. Somente no último final de semana de janeiro três pessoas foram picadas por cobras. As vítimas foram socorridas com doses de soro emprestadas de Rondonópolis.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a situação é preocupante porque nos municípios vizinhos e no Escritório Regional de Saúde o soro também está em falta. “Não temos sequer de onde emprestar”, disse a secretária municipal de Saúde, Sandra Badoco. E para piorar a situação, a Prefeitura não pode adquirir o medicamento diretamente com o fabricante. Só quem pode comprar e fazer a distribuição é o Ministério da Saúde.

Para evitar acidentes que possam resultar em consequências mais sérias, a Secretaria Municipal de Saúde orienta as pessoas que trabalham nas lavouras ou que caminham por locais com mato e que possam haver cobras, que utilize roupas grossas, sapatos e perneiras protetoras. De acordo com a secretária municipal de Saúde, a situação só vai melhorar quando o Ministério da Saúde regularizar o repasse do soro. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)