1Referência em Mato Grosso pela estrutura que dispõe e pelo trabalho que desenvolve, o Conselho Tutelar de Campo Verde teve seus novos membros empossados no último sábado (9). A eleição unificada dos novos conselheiros aconteceu no dia 4 de outubro em todo o território nacional e os eleitos terão um mandato de quatro anos, que se encerrará no dia 10 de janeiro de 2020.

Durante a cerimônia de posse, realizada no Paço Municipal Prefeito Onescimo Prati, o prefeito Fábio Schroeter destacou o trabalho e o empenho do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretária de Assistência Social na condução do processo eleitoral dos novos conselheiros.

Ele destacou também a importância do Conselho Tutelar e desejou sucesso aos novos membros. “A gente deseja a eles um grande trabalho e que Deus abençoe a todos. Não é uma missão fácil. A missão do conselheiro tutelar é uma missão árdua, mas de grande relevância para nossa sociedade na garantia dos direitos da criança e do adolescente”, frisou.

Fábio ressaltou que, a exemplo do que já vem sendo feito, a Prefeitura continuará sendo parceira e dando total apoio para que o Conselho Tutelar possa continuar desenvolvendo suas funções da melhor maneira possível. “O conselheiro tutelar é um servidor público e a Prefeitura tem a obrigação de dar todo o apoio, toda estrutura, tudo o que for necessário para garantir o trabalho – o bom trabalho, o bom desempenho dos conselheiros tutelares”, afirmou.

Reeleita para mais um mandato, a conselheira Kácia Aparecida Coimbra de Souza falou das expectativas do trabalho que se inicia e do novo grupo de conselheiros. “As expectativas nossas são as melhores porque a gente vem de três companheiros reeleitos, a gente está vindo também quanto presidente do CMDCA, e nós estamos capacitando, estamos sempre em curso de capacitação, temos o apoio da Administração nesse sentido também. E agora com os novos, só vai somar, ajudar a lutar pela garantia dos direitos da criança e do adolescente”, disse.

Kácia falou também sobre a atuação do Conselho na sociedade. “É de fundamental importância, o Conselho veio para somar. Antes não havia Lei própria para a criança e para o adolescente. E o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) está aí para somar, para lutar realmente por aquilo que foi quebrado, aquilo que as crianças não tinham na época. Não é um serviço de repressão, mas de proteção, para proteger, para cuidar da criança e do adolescente”, observou.

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Izabel Cristina Gutierrez destacou que a posse dos novos conselheiros marcou o fim de um longo processo que se iniciou com a candidatura dos interessado em concorrer ao cargo. “Essa etapa foi cumprida, mas agora a partir do dia 10, começa uma nova etapa que é a de dar todo apoio e capacitação para esses novos conselheiros”, disse.

Para o vereador Silvio Eventos, a posse dos novos conselheiros significa que os direitos das crianças estão garantidos. Ele enalteceu também o trabalho do Conselho. “Campo Verde, mais uma vez empossando seus conselheiros, fica resguardado o direito da criança e do adolescente. Então é realmente importante para a cidade ter um Conselho Tutelar modelo para os outros estados, para outras cidades, um conselho que trabalha com muita força de vontade de todos os seus conselheiros”, disse.

O apoio dado ao Conselho Tutelar de Campo Verde pela Administração Municipal fez com que a Assembleia Legislativa concedesse ao prefeito Fábio Schroeter uma “Moção de Aplauso” como forma de reconhecimento. A honraria foi entregue em julho do ano passado, durante seção solene do Legislativo Mato-grossense. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)