IMG_3118O presidente da Empaer Lair Mota, acompanhado do diretor Rogério Monteiro, do coordenador regional do órgão em Rondonópolis, Laércio Benedito Polizel; e pelos técnicos do INCRA Batmaisterson   e Luiz Barreto, estiveram em Campo Verde, onde se reuniram com o prefeito Fábio Schroeter, com o secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Pedro Cambará, e com pequenos produtores do Assentamento Dom Ozório na manhã desta quinta-feira (3).

Durante a reunião, Mota informou que a elaboração de projetos técnicos para que os assentados possam acessar créditos oficiais como Pronaf a e Crédito Fomento, será acelerada. Das 404 famílias que já assinaram o Termo de Cooperação com a Empaer, 342 estão com os projetos em fase de elaboração e 62 ainda aguardam pelos projetos. “A partir da próxima segunda-feira (7), mais três técnicos de outras localidades virão para Campo Verde auxiliar para que todos sejam atendidos”, informou Lair Mota.

A elaboração dos projetos para liberação dos recursos foi anunciada em fevereiro, durante a visita do Governador Pedro Taques ao Assentamento Dom Ozório. “O governador tem nos cobrado muito isso e nós queremos que as coisas realmente aconteçam. Nós não podemos deixar virar o ano com essas pendências”, disse. “E a vinda desses técnicos vai agilizar os trabalhos. É um compromisso que estou fazendo com vocês. Vamos fazer uma ‘força-tarefa’ e, no máximo em duas semanas, tudo estará concluído”, afirmou Mota.

O presidente da Empaer ressaltou que o Governo do Estado quer que a agricultura familiar, responsável pela produção de 80% dos alimentos, seja forte em Mato Grosso, assim como é a produção de grãos e pluma. Para que isso aconteça, o acesso a recursos para o custeio das lavouras é fundamental. “As famílias acessando crédito significa mais qualidade de vida”, frisou.

O prefeito Fábio Schroeter destacou que a Administração Municipal tem apoiado os pequenos produtores dentro das possibilidades e do que permite a Lei. Para ele, a agricultura familiar é motivo de orgulho para o Município. “Aqui a produção acontece, apesar de todas as dificuldades e da falta de auxílio das instituições. Você não imagina a força da agricultura familiar! E de nossa parte nós temos feito todo o esforço, demonstrando a visão que nós temos e queremos ver as coisas acontecerem”, disse.

Fábio Schroeter assumiu o compromisso de recuperar uma caminhonete Hillux, que pertence a Empaer e que está quebrada aguardando por concerto em uma oficina mecânica de Campo Verde. Depois de recuperado, o veículo será cedido em comodato à Secretaria de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente para ser utilizado no atendimento aos assentamentos.

Preocupado com a situação dos moradores do Dom Ozório, que aguardam há pelo menos 8 anos pelo acesso aos créditos do Governo, o prefeito Fábio pediu ao INCRA que desse especial atenção aos projetos das famílias que vivem no Assentamento. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)