PSF-1Inaugurado em julho do ano passado, o PSF do Jardim América começou a atender hoje (12). Inicialmente, conforme explicou a secretária de Saúde Sandra Badoco, o PSF atenderá como unidade básica de saúde, oferecendo consulta médica, inalação e curativos. Vacinação ainda não está sendo ofertada.

De acordo com a secretária, até o final do mês a unidade funcionará apenas em meio período. “Isso porque o médico está atendendo também em outras unidades, só que nós estamos contratando mais profissionais para ampliarmos o atendimento na unidade Jardim América”, informou.

Além de um médico, a unidade do Jardim América conta com uma técnica em enfermagem, servente e recepcionista. Após a realização do concurso municipal, que acontecerá no dia 8 de fevereiro uma enfermeira será contratada e incorporada à equipe.

O PSF do Jardim América foi construído pelo Município em parceria com a Fundação Nacional de Saúde e equipado com recursos municipais. Vai atender os moradores do Residencial Santa Rosa, do Jardim América e as famílias que irão residir no Residencial Recanto dos Pássaros.

Sandra Badoco explicou com o novo PSF em funcionamento, a Secretaria Municipal de Saúde amplia ainda mais a cobertura na atenção básica. “Com o Jardim América nós temos 9 unidades de atendimento, sendo que no Jardim América, por enquanto, é uma unidade de atenção básica. E nós já estamos habilitando a unidade Jardim América para PSF”, informou.

Com o funcionamento da nova unidade, os moradores da região passarão a contar com atendimento próximo de suas casas. “Hoje todos se deslocam até a Unidade de Saúde da residência anterior ou até o hospital. Agora nós solicitamos a todos os morados do Santa Rosa e do Jardim América que procure a unidade de saúde aqui do Jardim América e que procure o hospital nos casos de urgência e emergência”, orientou Sandra Badoco.

Conforme ressaltou a secretária, a Unidade de Saúde do Jardim América não iniciou o atendimento anteriormente devido a pouca quantidade de famílias que moravam na região. Com a entrega das casas do Residencial Santa Rosa, o número de habitantes aumentou, exigindo o funcionamento para que a demanda pudesse ser atendida.

Sandra Badoco destacou ainda que o início do atendimento foi uma determinação do prefeito Fábio Schroeter. Ela também frisou que o prefeito quer que o atendimento seja o atendimento seja ampliado. “É um pedido do nosso prefeito Fábio que aumente a equipe. Ele exige, ele cobra da gente que seja um PSF para que atenda, que faça toda a cobertura, tanto de saúde bucal, quanto da vacina, quanto do atendimento médico”, disse. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)