Promotor de Justiça Marcelo dos Santos Alves Corrêa

Candidatos a conselheiros tutelares participaram na tarde de hoje (10) de uma reunião com o promotor público Marcelo dos Santos Alves Corrêa e com integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Verde.

A reunião, realizada no auditório da Promotoria de Justiça, serviu para que fosse confirmada a mudança nos números dos candidatos, que terão de ser precedidos do número 1.

A medida, de acordo com o promotor de Justiça, foi adotada como padrão pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, que fornecerá as urnas para as eleições que serão realizadas no dia 6 de outubro.

“Nós sorteamos os números na casa da dezena e o TRE, para utilização da urna eletrônica, orientou que fossem utilizados números na casa da centena”, explicou. “Os números sorteados eram em duas casas, por exemplo, 99 e o TRE orientou e carregou as mídias das urnas eletrônicas com o acréscimo do dígito 1 antes do número do candidato, logo, o candidato 99 virou o candidato 199”, completou.

Na opinião do representante do Ministério Público, a mudança dos números não trará problema para os candidatos e nem para os eleitores. “Nós vamos colocar muito material explicativo na escola onde ocorrerá a votação e isso vai acabar sendo totalmente orientado por todos os presentes durante a eleição”, afirmou.

O promotor lembrou que a mudança nos números suscitou dúvidas nos candidatos, porém, todas já foram esclarecidas. “A intensão da Comissão [Organizadora] é transformar essa eleição num procedimento muito claro, sem qualquer tipo de incidente. E eu acho que os esclarecimentos de hoje foram suficientes para que isso aconteça”, disse.