Participantes da Oficina de Cinema Terceiro Olhar receberam certificados

Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. Durante uma semana, 30 jovens de Campo Verde puderam viver a experiência de interpretar, filmar, produzir, dirigir e editar um filme com roteiro criado por eles, durante a Oficina de Cinema Terceiro Olhar, ministrada pelo cineasta mato-grossense Amauri Tangará e pela produtora Tati Mendes.

O resultado da experiência cinematográfica vivida pelos jovens campo-verdenses foi o curta-metragem “A volta dos que já foram”, filme ambientado em vários pontos da cidade, que incluíram cenas gravadas no cemitério municipal, no Parque das Araras e na Praça João Paulo II.

O filme, que conta a história do coveiro Chico, que consegue se comunicar com os mortos e tem como missão atender a um pedido feito por aqueles que já se foram, que é o de organizar uma festa para eles fora do cemitério, foi exibido durante a Mostra de Cinema, realizada na Praça João Paulo II e arrancou aplausos da plateia, formada por mais de 400 pessoas.

Para que o público pudesse assistir ao filme, um verdadeiro cinema ao ar livre, com tela de 8 metros de largura por 5 metros de altura, cadeiras e até pipoca, distribuída gratuitamente, foi montado na rua ao lado da Praça.

A magia da sétima arte tomou conta e emocionou a todos. Principalmente quando foi exibido o curta “Pobre é quem não tem jipe”, primeiro filme feito por Amauri Tangará, em 1997, e que conta a história de um menino nascido e criado em uma fazenda de gado do interior do Mato Grosso, e que, pela primeira vez, tem contato com um carro: um jipe 1951 com capota preta. Quem tem mais de quarenta anos de idade e viveu os últimos anos de um Brasil rural, que não existe mais, pode se ver na pele do personagem.

A Oficina de Cinema foi realizada pela secretaria municipal de Ação e Promoção Social em parceria com a secretaria municipal de Educação e Cultura e beneficiou alunos do Pro-jovem e integrantes do grupo de teatro do Departamento de Cultura do Município. De acordo com a secretária Rosilene Sangüine Schroeter, o objetivo foi proporcionar mais uma opção de qualificação profissional aos jovens.

Entusiasta da cultura e de sua massificação, o prefeito Fábio Schroeter apoiou a iniciativa e destacou a importância de se proporcionar novas experiências a quem está se iniciando na vida profissional e se preparando para entrar no mercado de trabalho. “Temos muita gente com talento artístico e que precisa de oportunidades como esta”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Amauri Tangará também destacou o apoio do prefeito Fábio Schroeter à cultura, citando a criação da Escola de Música Orquestra Jovem de Campo Verde, que oferece aulas de música orquestral gratuita a mais de 150 crianças. Para o cineasta, “Fábio vai escrever seu nome na história e colocar Campo Verde no mapa cultural de Mato Grosso e do Brasil”.

Durante a Mostra de Cinema foram entregues os certificados de participação aos alunos que participaram da Oficina. Participaram da entrega, além do prefeito Fábio Schroeter e da primeira-dama Rosilene Sangüine Schroeter, a secretaria de Educação e Cultura Marta Frares, o diretor de Cultura André Reges, o secretário de Obras e Viação Altair Donizete Restani e o vereador Silvio Eventos. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)

Uma cópia do filme produzido pelos participantes da Oficina de Cinema foi entregue ao prefeito Fábio Schroeter pelo cineasta Amauri Tangará

Para a realização da Mostra, um cinema ao ar livre foi montado na rua