As capacitações ofertas pela SMDE em parceria com o SEBRAE/MT fortalecem o empreendedorismo

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Campo Verde foi o 4º maior gerador de empregos formais em Mato Grosso no primeiro semestre de 2019. Nesse período, de acordo com os números, foram gerados 1.323 novos postos de trabalho.

Esse desempenho tem a ver com as ações realizadas pela Administração Municipal por meio de suas secretarias, em parceria com o SEBRAE/MT através do Programa Cidades Empreendedoras e Sustentáveis, que reúne uma série de iniciativas que facilitam a formalização de empresas e contribui com a geração de empregos.

Conforme frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico Altair Donizete Restani, o Cidades Empreendedoras e Sustentáveis desburocratiza os processos de abertura de empresas, o que pode ser classificado como um grande incentivo aos empresários. “Hoje é possível abrir uma empresa em nosso município em 48 horas”, destacou.

Outro incentivo para a abertura e regularização de empresas é a isenção da taxa para emissão do primeiro Alvará de Funcionamento. Desde 2018, a Secretaria de Fazenda desonerava os microempreendedores individuais da taxa. Em 2019 esse benefício passou a valer para todas as empresas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, Campo Verde conta hoje com 2.025 microempreendedores individuais ativos. Somente nos primeiros sete meses desse ano, 301 novos MEI´s foram cadastrados na SEFAZ/CV, número que aponta um crescimento se comparado a 2018, quando 799 MEI´s foram formalizados durante todo o ano.

Outro fator apontado pelo secretário como incentivador à geração de empregos são as políticas públicas desenvolvidas pelo Município na capacitação profissional e no apoio às micros e pequenas empresas, através da Sala do Empreendedor e da Incubadora de Empresa Sucesso, que, segundo Restani, criam oportunidades para o empreendedorismo e o crescimento.

“O nosso objetivo é facilitar para todas as empresas que queiram se instalar em nossa cidade e assim contribuir com o fortalecimento da economia e com a geração de empregos e renda para nossa população”, disse o secretário.