IMG_5488Exercitar-se, em qualquer idade, é garantia de mais saúde. Em Campo Verde, um grupo de idosos está tendo ainda mais qualidade de vida graças à prática de uma atividade que reúne condicionamento físico e diversão: a hidroginástica.

Duas vezes por semana homens e mulheres com idade entre 60 e 82 anos se juntam no Centro Aquático Guimar Vieira de Souza para aulas que duram 45 minutos, ministradas pelo professor de Educação Física Luiz Bressan.

Os exercícios, conforme explicou o professor, fortalecem os músculos, melhoram a capacidade aeróbica e trabalham as articulações. Tudo isso sem o risco de lesões causadas pelo impacto do corpo contra o solo.

Dona Elza Almelin Polis tem 80 anos e há mais de cinco participa das aulas de hidroginástica. “É a coisa que eu mais gosto”, afirma. “Eu me sinto muito bem. É uma coisa que faz muito bem pra gente”, completa.

Quem também aproveita e se diverte durante as aulas é o aposentado Agostinho Rodrigues, de 83 anos e disposição de quem tem bem menos idade. Há três anos ele se mudou de Ribeirão Preto, onde já fazia hidroginástica.

Em Campo Verde ele continuou praticando e hoje os exercícios fazem parte da rotina do seu dia a dia. “É bom demais, quando não venho eu sinto falta”, afirma, enquanto se exercita na água.

Aos 77 anos, Serafim Florindo fazia nesta quinta-feira (17) sua primeira aula de hidroginástica. Ainda meio tímido, ele acompanhava os exercícios com um pouco de dificuldade. Normal para quem começa qualquer atividade. Mas isso não tirou seu ânimo. “Estou gostando. Maneira o corpo”, disse ele.

Mas para que os idosos possam ter um local adequado e confortável para praticar a hidroginástica, a Prefeitura de Campo Verde investe permanentemente na manutenção do Centro Aquático Guimar Vieira de Souza.

O sistema de aquecimento da água, por exemplo, é mantido em perfeitas condições para que a temperatura esteja sempre em torno de 29º, considerado ideal para a execução dos exercícios. O sistema de filtragem também é mantido de forma a garantir a qualidade da água e não comprometer a saúde dos idosos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, sempre que qualquer problema é registrado, imediatamente as providências são tomadas para que sejam resolvidos e não prejudiquem as atividades.

Para dezembro desse ano, conforme informou a Secretaria de Assistência Social, está programada a realização de obras no Parque Aquático Guimar Vieira de Souza, o que vai garantir ainda mais comodidade e conforto aos usuários. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)