Programa União Faz a Vida vai contribuir com a formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino

O Programa União Faz a Vida, idealizado e executado através de parceria entre o Sistema Sicred e prefeituras municipais, foi lançado em Campo Verde na última terça-feira (28), em cerimônia realizada no Plenarinho da Câmara de Vereadores. Campo Verde é o primeiro município da região a ser contemplado com o Programa.

O lançamento contou com a presença de diretores do Sicred Vale do São Lourenço, do prefeito do município Fábio Schroeter, da Secretária Municipal de Educação e Cultura Marta Frares e de diretores, coordenadores e professores da Rede Municipal de Ensino.

O objetivo do Programa A União Faz a Vida, patrocinado pela Cooperativa de Crédito Vale do São Lourenço, é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa. A metodologia adotada contribui para a educação integral de crianças e adolescentes, formando cidadãos mais justos, solidários e empreendedores, que respeitam a diversidade e que dialogam para tomar decisões.

O Programa prevê a formação continuada dos educadores através de cursos, palestras e oficinas patrocinados pelo Sicred. “Esse programa vem agregar, pois o Município já trabalha a formação continuada dos professores e isso representa um ganho enorme, pois vai incentivar os professores unidocentes a trabalhar com projetos, que já é uma metodologia adotada por nós, melhorando ainda mais a qualidade do ensino ofertado aos alunos da Rede Municipal”, destacou Marta Frares.

Presidente da Cooperativa de Crédito Vale do São Lourenço, Sergio Dezordi frisou que a implantação do Programa União Faz a Vida é uma maneira de a instituição contribuir com a sociedade. “A gente entende que a educação ainda é um ponto em que precisamos avançar muito. E o Sicredi, preocupado com isso, e como parte integrante da sociedade, até por ser uma instituição financeira da comunidade, entende que dessa forma nós contribuímos efetivamente para uma melhoria da qualidade de vida, da educação, criando ao longo do tempo, um público mais crítico, mais exigente, mais participativo”, disse.

Dezordi destacou o empenho da Administração Municipal em encampar a ideia do Programa A União Faz a Vida em Campo Verde. “O prefeito Fábio nos atendeu muito bem e a Secretaria de Educação abriu as portas e foram muito receptivos. Eu digo que o prefeito foi picado pela abelhinha [Símbolo do Programa] do União Faz a Vida e, sem dúvida nenhuma, tivemos uma recepção muito boa. Esperamos agora, da mesma forma, essa receptividade grande por parte dos educadores, que, de fato, vão ser o diferencial e quem efetivamente vai conduzir o processo”, disse.

O prefeito Fábio Schroeter enfatizou que a parceria com o Sicred na formação continuada dos educadores representa um ganho a mais na educação e que o Programa União Faz a Vida demonstra a preocupação social da instituição. “A gente fica bastante satisfeito em ver uma empresa como o Sicred, preocupada com a sociedade e desde o início entendemos que o programa era algo interessante, que valia a pena investir esforços, pois acreditamos que é algo que vai render bons frutos”, destacou.

Andreia Passos, gerente de Programas Sociais do Sicred para o Mato Grosso, Pará e Rondônia, também enalteceu a aceitação da Administração Municipal para que o Programa fosse implantado em Campo Verde. Em sua opinião, a Prefeitura não vê a implantação do União Faz a Vida como um custo, mas sim como investimento, algo que no futuro trará resultados positivos. “É uma iniciativa muito promissora. A capacitação dos educadores que o programa vai oferecer vai propiciar uma prática diferenciada, que vem de encontro aos objetivos da educação que o município tem, [que é] de deixar seus professores cada vez mais bem preparados para oferecer aos alunos, aulas cada vez melhores”, destacou.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação