Alunos de oito escolas da rede municipal de ensino de Campo Verde, participaram de um ato cívico em comemoração aos 191 anos de proclamação da Independência do Brasil, que serão comemorados no dia 7 de setembro.

A concentração dos alunos aconteceu em frente ao Paço Municipal Prefeito Onescimo Prati e contou com a participação de autoridades civis e militares. A execução do Hino Nacional Brasileiro ficou a cargo da Banda Marcial da Escola Municipal Ranulfo Paes de Barros, de Cuiabá.

Participaram do ato cívico alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato, Escola Progresso, Escola Coopercamp, Escola Especial Castelinho (APAE), Lar Maria de Lourdes, Centro Educacional Paulo Freire, Centro Educacional Bem-Me-Quer e Creche Francisco Tirado de Aragão Filho.

O Ato Cívico contou também com a participação da Banda Marcial da Escola Municipal Ranulfo Paes de Barros, de Cuiabá, que fez evoluções e executou o Hino Nacional Brasileiro.

Ao discursar, o prefeito de Campo Verde, Fábio Schroeter, destacou a iniciativa do então príncipe regente em romper com Portugal e proclamar a independência do Brasil. “Se não fosse a coragem de Dom Pedro, talvez o Brasil ainda fosse uma colônia de Portugal”, disse o prefeito.

Fábio Schroeter também destacou a participação das crianças no Ato Cívico, que, segundo ele, é de grande importância para que o sentimento de patriotismo e de civismo, seja mantido entre os jovens.

Hoje à tarde, a partir das 16 horas, será feito o arriamento da Bandeira Nacional com a participação de mais alunos da rede municipal de ensino e apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal Ranulfo Paes de Barros.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação