De acordo com a Administração do Cemitério Municipal São Pedro, em 2020 foram registradas 177 mortes em Campo Verde.

Esse número, informou o coordenador geral do cemitério, João José de Souza, é 22,9% maior que em 2019, quando foram registradas 144 mortes no município provocadas pelas mais diversas causas.

O aumento no número de óbitos é atribuído à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus e que, entre junho e dezembro desse ano, matou 57 pessoas em Campo Verde, a maioria idosos ou com doenças pré-existentes.

A Covid-19, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foi responsável por 32,2% das mortes registradas esse ano, ou seja, de cada dez óbitos, 3,2% tiveram a doença como causa a doença. “Se não fosse a Covid os óbitos poderiam ter sido menores ou permanecido nos patamares dos anos anteriores”, observou o secretário Altair Timóteo de Araújo.

A média de mortes registrada anualmente em Campo Verde, de acordo com a administração do Cemitério São Pedro, varia entre 135 e 145, grande parte delas provocada por causas naturais, por acidentes ou doenças crônicas. “Se não tivéssemos a Covid-19, muitas dessas pessoas que morreram poderiam estar entre nós”, ressaltou Araújo.

Diante dos números, o secretário reforçou que é preciso continuar seguindo os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde. “Não podemos relaxar porque o vírus está aí e a pandemia ainda não acabou. Enquanto não tivermos uma vacina disponível ou remédio capaz de curar a Covid-19, não podemos descuidar”, frisou.