Mudas produzidas pelo Viveiro Municipal são distribuídas à população e usadas na recuperação de áreas degradadas

As questões ligadas ao meio ambiente têm dominado o cenário mundial. Desde o mais importante país do mundo ao menor município, todos têm, em menor ou maior grau, buscado meios de recuperar e preservar rios e florestas.

Nas áreas urbanas, parques têm sido criados para preservar a fauna e flora e projetos de reflorestamento têm sido implantados para recompor as áreas degradas e melhorar a qualidade de vida dos habitantes.

Em Campo Verde, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, sob o comando de Gessy Matheus Ventura, tem trabalhado com o objetivo de contribuir com a preservação e a conservação da natureza. E a distribuição de mudas de espécies nativas, ornamentais ou frutíferas, faz parte do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo órgão.

Somente no ano passado, de acordo com relatório elaborado pela SEDAM/CV, foram distribuídas 7,8 mil mudas de árvores frutíferas e nativas à população da cidade e também da zona rural. Plantio de mudas em área degradadas ou de preservação ambiental também foram realizados.

Em 2017 foram plantadas 350 mudas em uma área pertencente ao Município no Residencial Recanto dos Pássaros II. Em 2018 foi feito o plantio de 480 mudas de várias espécies nativas e ornamentais no Parque das Araras. Em 2019, mais 380 mudas foram plantadas no Parque das Araras.

Desde o início da primeira gestão do prefeito Fábio Schroeter, quando a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ainda era comandada pelo hoje vereador Pedro Cambará, foi determinado que a produção e distribuição de mudas recebessem atenção especial.

Para que isso fosse possível, o Viveiro Municipal, que funciona dentro do Parque de Exposição Marco Antônio Esteves da Rocha, foi reestruturado e os resultados apareceram.

De acordo com o relatório da SEDAM/CV, em 2017 foram distribuídas 3.800 mudas. Em 2018 esse número aumentou para 8.000 e em 2019 foram 7.800 mudas distribuídas. A previsão é que para este ano, a quantidade de mudas entregues à população atinja os mesmos patamares que os anos anteriores.

Conforme informou o secretário Gessy Matheus Ventura, o morador ou produtor rural que queira solicitar mudas produzidas pelo Viveiro Municipal, devem fazer a solicitação na Secretaria Municipal Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, localizada na Rua Rio de Janeiro, próxima a Agência Fazendária.