O comércio de Campo Verde tem atraído nos últimos anos grandes redes de lojas que atuam em Mato Grosso e também em outros estados brasileiros, o que mostra que o setor está vivendo um bom momento.

A primeira grande rede a instalar sua filial na cidade foi a Lojas Americanas, que abriu suas portas há dois anos na região central da cidade. Em seguida a Lojas Gazin, gigante no setor de móveis e eletrodoméstico e que já tinha uma loja em Campo Verde, abriu seu segundo ponto de vendas.

Há pouco mais de uma semana foi a vez do Magazine Luíza inaugurar sua filial. Em seguida, a rede de Loja Dona do Lar que atua no setor de móveis e eletrodomésticos, inaugurou duas lojas na cidade: uma na região central, área que concentra a maior parte do comércio local, e outra no bairro São Lourenço, um dos mais populosos de Campo Verde.

Nos próximos dias, mais uma grande rede mato-grossense abrirá suas portas na cidade. A Lojas Avenida, que tem sua matriz em Cuiabá, inaugura sua mais nova filial em Campo Verde até o final desse mês.

Os novos empreendimentos devem gerar cerca de 80 novos empregos diretos e aumentar a oferta aos consumidores, que terão uma variedade maior de produtos ao seu dispor, além de provocar uma concorrência saudável quando o assunto é o preço.

Para o prefeito Fábio Schroeter, a vinda dessas grandes lojas varejistas tem a ver com o crescimento da cidade. De acordo com o IBGE, Campo Verde conta atualmente com 44.041 mil habitantes. Em 2010, esse número era de 31.589, o que dá um crescimento populacional de 12.452 moradores em 9 anos. A renda per capta da população é outro fator preponderante.

“Isso, aos poucos, vai abrindo os olhos das empresas maiores, empresas que veem o mercado de Campo Verde como um mercado que pode crescer bastante ainda e trazer boas vendas. E quem ganha com tudo isso é o cidadão campo-verdense, com a geração de novos empregos e dando mais opções para os nossos consumidores”, disse o prefeito.

De acordo com gerente da filial do Magazine Luíza, Evane Pereira da Silva, o município foi escolhido devido ao seu potencial de crescimento e sua economia forte. “Nós escolhemos Campo Verde por ser uma cidade que está em ascensão, crescendo bastante. Uma cidade que tem tudo para dar certo”, disse ele.

Sócio-diretor da rede Dona do Lar, Claudio Shauren segue a mesma linha de raciocínio do gerente do Magazine Luiza e vê Campo Verde com um grande potencial de consumo devido à renda da população proporcionada pelo agronegócio e por outros setores da economia.

“A gente acredita na praça, na cidade. Ela faz parte das cidades com maior PIB de Mato Grosso e tem boas perspectivas [de crescimento]. Acho que aqui é um bom lugar, o comércio é bastante forte e ainda está crescendo. A gente acredita muito”, disse ele, lembrando que a abertura das filiais faz parte da política de expansão da empresa.

Novos empreendimentos – Mas não é somente a vinda de grandes redes de lojas para Campo Verde que comprova o bom momento do comércio. O número de alvarás de funcionamento emitido pela Secretaria Municipal de Fazenda também confirma que o setor se mantém como um dos mais importantes na economia local e atrai novos empreendimentos todos os meses.

De acordo com a SEFAZ/CV, entre janeiro e novembro desse ano foram emitidos 512 novos alvarás de funcionamento e renovados outros 1.176. Entre os novos alvarás, 252 foram para microempreendedores individuais, que têm faturamento anual de até R$ 80 mil, e 260 para microempresas ou empresas de pequeno, médio e grande porte. Ainda de acordo com a SEFAZ/MT, o número de empresas que pediram a baixa do alvará de funcionamento não chegou a 100 no mesmo período.