1Durante a VI Conferência Municipal de Saúde, realizada em Campo Verde nos dias 24 e 25 de junho, o prefeito Fábio Schroeter destacou que em seu governo, a Saúde Pública recebe total atenção e é levada a sério. “O mais essencial que nós temos é a saúde, então nós temos que tratar isso como assunto de grande importância”, disse ele.

Fábio destacou também os investimentos que são feitos no setor e as cobranças feitas pelo vice-prefeito, doutor Laerte Brasileiro de Alvarenga, que é médico, e pelas vereadores Yara Alecrim Andrade Prati e Alaene Fernandes (Bonecas). A primeira trabalha na Secretaria Municipal de Saúde e a segunda atua no Hospital Municipal Coração de Jesus. “Nem que eu queira, eles não me deixam. Tem que cuidar bem da Saúde”, frisou.

O prefeito destacou os dados divulgados pelo Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, que apontou Campo Verde como o melhor município da Região Sul no alcance das metas e pactuações estipuladas pelo Ministério da Saúde. “A gente ficou muito feliz em ver, em números, aquilo que a gente vê na prática”, destacou. “Muitas vezes, de uma reclamação ou outra, faz-se um negócio grande, mas a realidade é que a Saúde em Campo Verde é tratada a sério”, completou.

Segundo ele, as ações implantadas e executadas pelo Município certamente servem de exemplo para outras administrações. “Se não fazemos mais é porque outros deixam de fazer a sua parte e acaba recaindo sobre nós”, disse ele, referindo-se a tratamentos e fornecimento de medicamentos de alto custo que não é responsabilidade do Município, mas que, em muitos casos, acaba sendo atendido e fornecido pela Prefeitura.

Fábio também destacou o comprometimento da equipe de médicos, enfermeiros, técnicos e dos servidores administrativos da Secretaria Municipal de Saúde pelo alcance das metas e pactuações. “Isso é mérito, principalmente, dos nossos servidores. Eu tenho muito orgulho da Saúde que nós temos aqui em Campo Verde e eu sei que o principal é o material humano que nós temos”, afirmou.

O trabalho desenvolvido pela secretária Sandra Badoco à frente da Secretaria Municipal de Saúde foi parabenizado pelo prefeito Fábio Schroeter, que estendeu os elogios aos demais integrantes da pasta. “Ela é muito aguerrida naquilo que faz. Ela e toda a equipe da coordenação, da secretaria, enfim, dos postos, todos os servidores”, disse.

A realização da Conferência Municipal foi apontada pelo prefeito como uma excelente oportunidade para melhorar ainda mais a Saúde Pública em Campo Verde. “Ela é importantíssima para que a gente possa produzir mais ideias, com a população colocando o seu ponto de vista, para que juntos a gente possa elaborar um material que vai contribuir com o plano estadual e com o nacional”, disse.

Fábio Schroeter se comprometeu em continuar atuando de forma a consolidar a Saúde Pública do Município como referência regional e estadual. “A gente vai trabalhar ainda mais para que a gente possa melhorar cada vez mais a Saúde”, disse.

Sandra Badoco destacou que a participação popular na elaboração das estratégias a serem desenvolvidas no âmbito do município, tem fortalecido o setor. “Isso é a melhor forma de fazer Saúde Pública”, frisou.

A vereadora Yara Alecrim Andrade Prati, que representou o Poder Legislativo na abertura da Conferência, destacou que a Câmara estará sempre aberta para apoiar as ações que resultem na melhoria dos serviços de Saúde. “Tudo que for para o benefício da população, a Câmara será parceira”, disse ela. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)