IMG-20150611-WA0011Na próxima quinta-feira, o Núcleo de Apoio a Saúde das Famílias (NASF) de Campo Verde encerra as atividades relativas à campanha antitabagismo de 2015. Desde o dia 26 de março, o Grupo de Tabagismo do NASF vem desenvolvendo junto à população, atividades de combate ao hábito de fumar.

Uma dessas ações foi realizada no dia 30 de maio, quando enfermeiros e técnicos de enfermagem, distribuíram folders e realizaram aferição de pressão arterial e teste de glicemia na Feira Livre Municipal. Mais de 150 pessoas foram alcançadas pela ação. Na última quinta-feira (11), o Grupo, juntamente com servidores do Posto de Saúde da Família São Lourenço, realizou uma caminhada pelas ruas dos bairros São Lourenço.

Para reduzir o número de fumantes, órgãos governamentais e a mídia desenvolvem ações de cunho educativo, informativas, econômicas e legislativas. Os resultados tem sido animadores. De acordo com o Ministério da Saúde o número de fumantes no Brasil diminuiu em 30% nos últimos anos.

Parar de fumar, de acordo com a nutricionista do NASF de Campo Verde Laryssa Paini, pode trazer vantagens para o organismo e para a saúde como um todo. “Os benefícios são inúmeros, tanto físicos quanto psicologicamente”, diz ela. “Praticando exercícios o humor melhora e diminuem os sintomas de abstinência durante a atividade física e até 50 minutos após. Além disso, a queima de calorias e a redução do apetite fazem com que não se ganhe peso, algo que acontece com muita frequência para os ex-fumantes devido à melhora do paladar”, completa. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: noticias

Sobre o autor