IMG_8948Campo Verde realizou no último dia 26 a II Conferência da Pessoa com Deficiência, que teve como tema “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”.

Realizada no Centro de Atendimento ao Idoso Benno Jhoner, o evento contou com a presença de dezenas de pessoas que trabalham de forma direta ou indireta com deficientes físicos e também familiares de portadores de necessidades.

De acordo com Juliana Vilela, presidente do CMAPD, o deficiente ainda encontra uma série de barreiras que o impende de ser valorizado. Essas barreiras, segundo ela, não são somente físicas, mas também de valorização e dignidade.

Conforme explicou Juliana, apesar de algumas conquistas, os deficientes ainda encontram dificuldades para serem valorizados e respeitados. “Nós precisamos melhorar na questão de acessibilidade e no favorecimento de um trabalho digno para o deficiente, pois todos eles têm essa capacidade, e o Conselho Municipal vem trabalhando em prol disso: da melhoria e da defesa de todos os direitos da pessoa deficiente”, disse ela.

Entre as conquistas destacadas pela presidente do CMAPD, está a aceitação do portador de deficiência pela sociedade. “Devido aos trabalhos que vem sendo feito, a cada dia a sociedade aceita de uma forma mais natural e melhor as deficiências, mas todos os dias tem que ser trabalhado, tem que ser esclarecido que a deficiência não impede ninguém de ser uma pessoa comum como todo mundo”, frisou.

No entanto, para Juliana, as conquistas só serão maiores quando os deficientes tiverem os seus direitos respeitados e forem tratados com alguém normal. “Pessoa com deficiência pode trabalhar, pode estudar. Ela tem o direito de ir e vir. Então, todos esses direitos sendo cumpridos, é um avanço muito grande”, ressaltou.

Gênero na deficiência, raça e deficiência e as execuções das leis existentes foram eixos tratados durante a Conferência Municipal. Também foram escolhidos os delegados que representarão Campo Verde na Conferência Estadual, que será realizada ainda este ano. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)