2A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Viação, iniciou nesta segunda-feira (13), mais um mutirão de limpeza no bairro Jupiara. Em pouco mais de dois anos, esta é a terceira ação de limpeza feita no bairro. Em apenas dois terrenos baldios foram retirados 10 caminhões caçambas de lixo, mato e entulho.

Para fazer o recolhimento dos detritos estão sendo utilizados 25 servidores das Secretarias de Saúde e de Obras e Viação, quatro caminhões – dois da Prefeitura e dois locados pelo Município – e uma pá-carregadeira cedida pelo vereador Paulo Cesar Aguiar. A previsão é que os trabalhos de limpeza sejam concluídos num prazo de dez dias.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Sandra Badoco, o trabalho que está sendo feito vai refletir diretamente no bem estar da população. “Na saúde pública ela reflete minimizando os problemas com a dengue”. Segundo ela, nos três primeiros meses desse ano foram notificados 10 casos de dengue em Campo Verde. A limpeza dos quintais e dos terrenos baldios é fundamental para diminuição dos pontos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Sandra Badoco chamou a atenção para a colaboração da população em manter os quintais limpos e não jogar lixo, entulho ou materiais que possam acumular água nos terrenos desocupados. “Nós pedimos a todos os moradores de Campo Verde, a todas as famílias, que se preocupem também com a dengue. A dengue, todos sabem, é transmitida pelo mosquito e se não lutarmos contra ele, com certeza ele vai proliferar”, ressaltou.

Ela também explicou qual é o procedimento adotado pela secretaria de Saúde quando é identificado um caso suspeito de dengue. “Todas as vezes que é notificado um caso de dengue em uma rua nós fazemos o bloqueio. Esse bloqueio prioriza o quê? Ele vai ver onde tem o foco e faz o bloqueio de todas as residências próximas de onde foi detectado, onde o paciente foi contaminado pelo mosquito”. Para fazer o bloqueio são recolhidos os recipientes que servem de criadouros para o mosquito e feito pulverização com inseticida para matar o inseto e as larvas.

Para que a doença não se prolifere e se transforme em uma epidemia na cidade, Sandra Badoco pede a colaboração da população. “Nós pedimos que todos os moradores de Campo Verde se conscientizem e ajudem a Prefeitura – na verdade não estão ajudando só a Prefeitura, estão ajudando a população de uma forma geral. E a gente sempre fala: os dez minutos que a gente tira diariamente para olhar os nossos quintais, para ver se tem algum entulho, alguma água parada, isso vale muito. Tira de risco nossa família, tiram de risco os nossos vizinhos e a nossa cidade”. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)