1O secretário municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente de Campo Verde, Pedro Cambará, e o presidente da Câmara de Vereadores Welson Paulo da Silva, entregaram na manhã de hoje (13), um resfriador de leite aos pequenos produtores do Assentamento Dom Ozório.

O equipamento, que tem capacidade de armazenamento de mil litros, foi viabilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do deputado federal Carlos Bezerra, e repassado em sistema de comodato aos assentados. Inicialmente, 20 famílias que estão iniciando na produção de leite serão beneficiadas.

Um dos produtores que fará uso do resfriador é Veri Rosa de Souza, que está iniciando na atividade e produzindo por enquanto apenas 20 litros por dia. “Eu estou começando, mas Deus preparou um rebanho maior e em breve eu quero alcançar 200 litros”, informou.

Além da viabilização do resfriador, a Prefeitura de Campo Verde, através da SEDAM, tem incentivado a cadeia produtiva do leite no Assentamento Dom Ozório com a doação de kit de inseminação artificial e sêmen de touros de raças leiteiras, o que garantirá o melhoramento genético do rebanho.

Para facilitar a produção de alimentos para os animais, o Município repassou à Cooperativa dos Produtores Rurais do Assentamento Dom Ozório (Cooperozório), no final do ano passado, uma ensiladeira para a produção de ração a base de milho, napier ou cana.

Para Veri Rosa de Souza, o repasse do resfriador vai facilitar para os produtores. “Isso é indiscutível”, disse ele, que fez questão de destacar a iniciativa da Administração Municipal em viabilizar o equipamento. “Eu quero aqui, primeiramente, agradecer a Deus por tudo que está acontecendo e agradecer ao prefeito, ao secretário de Agricultura e a todos que têm se empenhado em ajudar os agricultores, principalmente aqui do Dom Ozório. A gente está muito contente por isso”, completou.

Souza mora no Assentamento desde 2007 e, de acordo com ele, a partir de 2013 a situação das mais de 600 famílias do Dom Ozório melhorou, graças ao trabalho e a atenção da Prefeitura. “A gente agradece todas as administrações, mas a gente percebe que a atual administração tem dado um empenho melhor pra nós aqui”, afirmou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)