DSC_0003Médicos do Hospital de Câncer de Barretos que percorrem o Brasil a bordo de uma carreta equipada com consultório e centro cirúrgico para pequenas cirurgias, atenderam durante o dia de ontem mais de uma centena de pacientes com exames de câncer de pele, câncer de próstata e colo de útero em Campo Verde.

A vinda dos médicos e da carreta do HC foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e coordenada pela enfermeira Iara Alecrim Andrade Prati. Até as 14 horas, haviam sido realizados 39 exames de próstata, 32 de colo de útero, 34 de câncer de pele.

Aposentado, José Souza e Silva foi um dos beneficiados com a vinda da carreta e elogiou a iniciativa da SMS de Campo Verde. “Isso aí é uma coisa muito bacana que apareceu. Nada melhor do que isso aí”, enfatizou. Há quatro meses, seu José sofria com um ferimento no lábio inferior. Após passar pelo exame, ele foi encaminhado para tratamento em Barretos.

A dedicação dispensada aos pacientes pela equipe do Hospital de Câncer também foi destacada pela aposentada Noêmia Wietholter, que passou por duas pequenas cirurgias para coleta de material para biópsia. “É a primeira vez que eu vim me consultar e gostei. Eles são muito atenciosos”, destacou.

A vinda da carreta do HC para Campo Verde faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde para aumentar a oferta e reduzir o tempo de espera por exames especializados. Iara Alecrim Prati, que no início do ano passou por um treinamento em Barretos, chamou a importância para o diagnóstico precoce do câncer, que, em alguns casos, se tratado na fase inicial da doença, tem grandes chances de ser curado.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação